Segundo o IBGE, o Acre foi proporcionalmente o estado com maior número de mortes
Em entrevista gravada nesta quinta-feira (1) para o programa Tribuna Livre, na TV Rio Branco, o candidato a governador Sérgio Petecão (PSD) “desmentiu” o candidato a governador Gladson Cameli (Progressistas). “Ele [o governador] fala que trouxe a vacina para o Acre. Mas, é mentira! Quem trouxe foi o Bolsonaro, que destinou recursos ao estado”. Segundo Petecão, o atual governador se deu apenas o trabalho de ir ao aeroporto para fazer fotos com as caixas de vacina.
O atual governador e candidato à reeleição, Gladson Cameli, tem dito em suas falas que fez um grande esforço para enfrentar a pandemia no Acre. O que o candidato Petecão discorda. “A obrigação de distribuir vacina sempre foi dos municípios. Nesse caso, o governo federal enviou não só a vacina como também mandou muitos recursos para a saúde. O Acre nunca recebeu tanto recurso”, afirma Petecão.
Sobre as verbas federais enviadas para o enfrentamento da pandemia no Acre, Petecão, que foi vice-líder de Bolsonaro no Senado até o momento de se licenciar para concorrer ao governo do Acre, também acusa o governo estadual de ter feito uso indevido dos recursos. “Foi tanto recurso enviado para cá que até sobrou dinheiro para ser desviado. Os escândalos de corrupção desse governo foram por conta dessa verba que deveria ter sido invertida na saúde”, afirma Petecão.
Citando um estudo recente do IBGE sobre os números da pandemia em todo o país, que atesta que o Acre foi proporcionalmente o estado com maior número de mortes, Petecão desqualificou o discurso de Gladson de que o Acre “venceu a Covid”. “É por essas e outras que esse é o governo mais mentiroso que já existiu nesse estado”, declarou Petecão.