..::data e hora::.. 00:00:00

Política

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Vice de Bittar participa de protesto promovido por enfermeiros pelo piso nacional

Vice de Bittar participa de protesto promovido por enfermeiros pelo piso nacional

A médica e candidata a vice-governadora pelo União Brasil, Geórgia Micheletti, participou do protesto organizado pelos sindicatos da Saúde que lutam pela vigência do Piso Salarial da Enfermagem, na manhã desta sexta-feira, 9, no Centro de Rio Branco. Na manifestação, a candidata prestou solidariedade e firmou o compromisso de continuar defendendo todas as categorias do setor.

Para ela, a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), demonstra a falta de reconhecimento dos trabalhadores que estiveram na linha de frente, combatendo o coronavírus (Covid-19), além de representar o desprezo por todos aqueles que salvaram vidas, mas que acabaram morrendo após serem contaminados dentro dos hospitais em que atuavam em todo país.

Aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), a lei entraria em vigor na última segunda-feira, 5, e beneficiaria os profissionais que atuam nas redes Pública e Privada de Saúde. Entretanto, Barroso acatou uma ação apresentada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde), que afirma que o piso é insustentável.

O piso dos enfermeiros também faz referência do cálculo feito para que seja pago o mínimo salarial para técnicos (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%) a partir do valor fixado: R$ 4.750. “Há 26 anos tenho uma convivência espetacular com meus amigos enfermeiros e em todo esse período pude constatar todo o carinho, amor e competência que eles desenvolvem seu trabalho  Não existe saúde sem a enfermagem”, afirmou a vice de Márcio Bittar, que é candidato a governador.