..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Vereadora Lene Petecão sai da UTI após complicações em cirurgia de vesícula em Rio Branco

Vereadora Lene Petecão sai da UTI após complicações em cirurgia de vesícula em Rio Branco

Assessoria informou, nesta terça-feira (9), que vereadora responde bem ao tratamento, e deve receber alta em breve. Lene Petecão foi submetida a uma cirurgia na vesícula na sexta (7).

A vereadora Lene Petecão (PSD), vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, nesta segunda-feira (8) e segundo a sua assessoria, já está em fase de recuperação e deve receber alta em breve.

“Ela tá bem melhor. Já tá naquela fase de recuperação de ir pra casa. Daqui mais ou menos uns quatro ou cinco dias ela vai pra casa”, disse familiar da parlamentar que não quis se identificar.

Em suas redes sociais, a vereadora fez uma postagem sobre sua recuperação e saída da UTI. No post, a vereadora afirma já estar em um leito e assegura que sua saúde está progredindo e reforça a confiança de voltar em pouco tempo para casa e ao trabalho.

Acusação de erro médico

A cirurgia de retirada de pedras na vesícula que a vereadora fez, deveria ter durado duas horas, mas acabou levando dez horas para terminar. Ao g1, um familiar da vereadora, que pediu para não ter o nome divulgado, acusou o hospital de erro médico. A direção do hospital afirmou que não comenta estado de saúde de pacientes e não respondeu à acusação da família. Veja detalhes abaixo.

Segundo o parente da vereadora, a demora na cirurgia foi causado pela perfuração de um dos órgãos da parlamentar durante o procedimento.

Lene Petecão começou a sentir dores no abdômen no último domingo (31). Na segunda (1º), após exames, os cálculos biliares foram detectados.

“Detectou as pedras e já ficou lá no hospital mesmo pra fazer a remoção das pedras. Uma cirurgia foi passada pra gente, que é da família, que ia demandar duas horas, que é uma cirurgia tranquila. Ela estava apta, entendeu, deram aval pra fazer a cirurgia. Mas a a cirurgia que era pra demorar duas horas demorou 10 horas por causa de um erro médico que perfurou um local errado”, contou o familiar.

Ainda de acordo com o familiar, o médico que fazia a cirurgia inicialmente precisou contatar outro médico para ajudá-lo, o que causou preocupação na família. “A gente que é da família não conseguiu dormir, estamos sem dormir desde ontem”, desabafou.

O parente contou também que após o procedimento a vereadora foi diretamente pra UTI e chegou a ser intubada. A vereadora foi extubada na manhã de sábado (6).

“A enfermeira falou que a intercorrência [durante a cirurgia] foi devido uma gastrite que ela tem e na hora da cirurgia, machucaram. Por isso o sangramento”, disse.