O vereador Samir Bestene (Progressistas) fez pronunciamento na sessão da Câmara desta quarta-feira, 10, criticando a falta de investimentos do governo federal em infraestrutura no Estado para que o Acre possa se estabelecer como rota de exportação. O pronunciamento foi feito em resposta aos discursos feitos pelos ministros Silvio Filho, de Portos e Aeroportos e Simone Tebet, de Planejamento e Orçamento, durante recente visita ao Estado.
“Acompanhei bem a fala da ministra Tebet sobre esse possível investimento para desenvolver o estado do Acre, e o nosso estado realmente entrar na rota de exportação do Brasil”, disse o vereador ao criticar a falta de execução de promessas anteriores alegando que a população do Acre está cansada de poucas execuções.
De acordo com Samir, as palavras são muito bonitas os discursos são muito elegantes só que a população já está cansada de muitas promessas e pouca execução. Nós moramos num estado, num município em que cada vez mais os nossos números pioram e nós precisamos de investimento do poder público. Hoje a gente vê muitas famílias largando o nosso estado para morar em outros locais devido à falta de investimento e a falta de oportunidade”, argumentou o vereador.
Samir também destacou a necessidade de investimentos em malha viária e aérea, justificando que esta ação irá fortalecer a economia local e oferecer oportunidades de crescimento para a população. “É necessário urgentemente esses investimentos na malha viária, na malha aérea para que a gente possa ter um olhar para essa região de fortalecimento econômico e não apenas de preservação ambiental que é de interesse internacional”, observou.
De acordo com o vereador, o governo federal precisa olhar para os estados amazônicos com um olhar mais clínico e gerar investimentos, pois, segundo ele, sempre que a região aparece nos cenários nacionais são com os piores indicadores do Brasil. “Espera-se que com esses investimentos do ministério a gente possa desenvolver o estado do Acre e dar condições para que a população tenha dias melhores.”
O vereador também criticou o retorno do imposto sobre Danos Pessoais Causados Por Veículos Automotores e Vias Terrestes (DPVAT). Segundo Samir Bestene, a medida prejudica a população mais pobre. “Ontem foi aprovado na Câmara Federal o retorno do DPVAT, que tinha sido extinto em novembro de 2019, e isso é lamentável, você retornar impostos é tirar poder de consumo da nossa população que já é pobre.”
Bestene finalizou ressaltando a importância de valorizar a produção local e os pequenos produtores, e fez uma indicação para melhorias na infraestrutura da Avenida Dias Martins, com o intuito de promover o desenvolvimento do bairro.