A deputada federal Vanda Milani (SD-AC) disse na manhã de ontem (20) que votará pela manutenção do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e pelo aumento dos recursos para educação brasileira. O tema é pauta de votação essa semana na Câmara dos Deputados.
“Estamos analisando o financiamento estudantil de 40 milhões de brasileiros. Votarei pela permanência do fundo e mais, pelo aumento dos recursos a partir de 2021 através de um escalonamento que chegará aos 20%” garantiu a deputada.
Vanda Milani lembra das dificuldades enfrentadas por estudantes da Amazônia e destaca as desigualdades regionais que tornam o fundo, segundo a parlamentar, ainda mais essencial para quem vive nos lugares mais distantes.
“O Fundeb é fundamental para educação nos municípios mais isolados desse país. Eu requeri uma audiência pública ano passado para tratar da equivalência das comunidades ribeirinhas da Amazônia com a finalidade de melhor distribuir os recursos do FUNDEB, PNAE E PENAT aos mesmos valores dos indígenas e quilombolas” acrescentou.
A líder do Solidariedade no Acre também levantou debate com o Ministério da Educação sobre as alternativas de transporte escolar fluvial que atenda a realidade e as necessidades dos rios e igarapés do seu estado e toda região.
“O Brasil é gigante e com muitas diferenças. A Amazônia precisa de um olhar diferenciado pelo governo federal. Precisamos nos aproximar daquilo que defende Paulo Freire, ou seja, usar a educação como um instrumento para facilitar a integração das gerações. Sem investimentos nesse setor esse país jamais avançará”, concluiu Vanda Milani.