Em sessão na Câmara de Deputados na última quarta-feira (8), ao menos sete deputados usaram seu tempo de fala no plenário para reproduzir desinformação sobre as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul (RS).
A reportagem entrou em contato com os deputados apontados de reproduzir fake news ou suas assessorias de imprensa, mas não recebeu resposta.
“A atitude do governo está sendo demonstrada, em primeiro lugar, pela ministra Simone Tebet, que disse que ainda não está na hora de os recursos chegarem”, disse o Coronel Ulysses (União Brasil), na sua última sessão na Câmara.
O parlamentar acreano afirmou que a ministra teria dito que “não é o momento” para enviar recursos. Para isso, usa o recorte de uma declaração em que a ministra diz: “não vai faltar dinheiro pro RS, o dinheiro vai chegar no tempo certo, que não é agora, porque não tem nem o que liberar porque nós não recebemos as demandas dos prefeitos. Eles não sabem o que pedir porque a água não baixou”, disse Tebet.
Todos os parlamentares que usaram de seu tempo para reproduzir informações falsas em uma situação calamitosa, devem responder juridicamente por isso, como é o caso do parlamentar acreano que muito deixa a desejar como representante do povo que o elegeu, de acordo com os moradores do Acre que o apontam como “uma grande decepção”.