..::data e hora::.. 00:00:00

Política

TRE inicia processo de geração de mídias para mais de 2 mil urnas eletrônicas no Acre

TRE inicia processo de geração de mídias para mais de 2 mil urnas eletrônicas no Acre

Auditoria começou nesta terça-feira (13) na sede dos cartórios eleitorais com a presença de representantes dos órgãos eleitorais

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) iniciou, nessa terça-feira (13), a geração de mídias que serão usadas nas urnas eleitorais deste ano. Mais de 2 mil urnas serão utilizadas nessas eleições, marcadas para o dia 3 de outubro.

O calendário prevê o envio das cópias dos conteúdos lacrados aos tribunais regionais para que possam ser inseridos nas urnas eletrônicas, juntamente com os dados de eleitores e candidatos. A solenidade de geração de mídias representa uma oportunidade para a sociedade acompanhar mais essa etapa do processo eleitoral.

O procedimento, feito na sede dos cartórios eleitorais, é feito por meio do sistema gerenciador de dados, aplicativos e interface com a urna eletrônica.

O secretário do Tribunal de Contas da União no Acre (TCU), Jorge Fonseca, explicou que a geração de mídias é feita após o registro de candidatura dos políticos que vão concorrer ao pleito 2022. O prazo final para esse registro terminou nessa segunda-feira (12) e o TRE-AC indeferiu 22 pedidos.

“Nessa cerimônia vamos gerar as mídias especiais que vão permitir preparar as urnas eletrônicas para as sessões eleitorais, então, vai haver uma associação entre a urna e a sessão eleitoral, que vai ser feita em uma próxima etapa de cerimônia de preparação das urnas eletrônicas”, destacou.

Ainda segundo Fonseca, essa preparação das urnas será feita na próxima semana. Após todo esse trabalho, as mídias são preparadas e guardadas. Elas serão levadas aos locais de votação junto com as urnas.

“Nessa [etapa] aqui geramos todas as mídias que serão necessárias para a próxima etapa. Aqui estão os dados que vão ser levados para as urnas de eleitores, de candidatos, das sessões. Essas mídias serão colocadas nas urnas e é essencial essa cerimônia para que a gente possa, realmente, preparar as urnas para eleições”, frisou.

O processo foi acompanhado também pelo secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AC, Francisco Vital. “Por uma determinação do colegiado em Brasília, designados somos, em verdade, e estamos participando dessa auditoria justamente para apontar, se houver, algum tipo de problema, o que acredito que não vai haver. Mas, o tribunal está presente com esse propósito”, frisou.

Em todo o estado, mais de 580 mil eleitores estão aptos a votarem.