..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Sob liderança do senador Alan Rick, Bancada Federal recebe projetos dos prefeitos acreanos para 2024

Sob liderança do senador Alan Rick, Bancada Federal recebe projetos dos prefeitos acreanos para 2024

Maioria solicita recursos para obras de urbanização

Nesta sexta-feira, 10, senador Alan Rick (União Brasil) coordenou a reunião da Bancada Federal ao lado da vice-coordenadora, a deputada federal Socorro Neri. Na ocasião, ambos ouviram as demandas dos 13 prefeitos acreanos que estiveram presentes para solicitar recursos para investimentos em 2024. O deputado federal Coronel Ulysses também esteve presente.

Cada prefeito teve a oportunidade, individualmente, de fazer as solicitações e a maioria pediu recursos para obras de infraestrutura, pavimentação urbana e recuperação de ramais. Caso do prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, que apresentou projeto para urbanizar a entrada da cidade com a construção de quiosques, academia ao ar livre, calçamento, ponto de ônibus e canteiro de flores.

Diferente da maioria, o prefeito de Cruzeiro do Sul pediu mais recursos para manter os postos de saúde, que já recebe, obrigatoriamente, metade das emendas individuais dos parlamentares.

alan 002

“Parabenizo a iniciativa do senador Alan Rick, como coordenador da Bancada, de trazer essa discussão para mais perto das prefeituras do estado. A partir do ano que vem o montante das emendas será maior e esse é o momento dos prefeitos, coletivamente, trazerem os problemas estruturais que cada município enfrenta e definirmos as prioridades para o ano que vem.” - colocou o prefeito de Cruzeiro do Sul.

A prefeitura de Rio Branco apresentou documento com 47 projetos. As prioridades colocadas pelo prefeito Tião Bocalom foram obras, como a ampliação do Terminal Urbano, a construção de apartamentos para famílias de baixa renda, além do apoio às atividades agropecuárias, saneamento, assistência social, educação, meio ambiente, tecnologia e turismo.

alan 003

O senador Alan Rick explicou que cada parlamentar vai poder indicar o projeto que deseja apoiar dentro do valor acordado. “Combinamos que os R$ 317 milhões, será dividido igualmente entre os 11 parlamentares, então, cada um terá cerca de R$ 28,8 milhões para indicar para a ação que queira destinar.” - colocou o senador.

A vice-coordenadora, deputada Socorro Nery, complementou. “Esse modelo foi implementado para as emendas de 2024, conforme deliberamos democraticamente com os colegas deputados federais e senadores.” - destacou.

O senador colocou ainda que alguns projetos já estão contemplados. Como a ponte sobre o Rio Juruá, em Rodrigues Alves, e o aeródromo de Santa Rosa do Purus, obra que já está em andamento. O parlamentar disse também que já comprometeu parte da emenda de bancada com a construção do Parque da Cidade, em Rio Branco, na área em que hoje está o 7º BEC.