No início da tarde desta segunda-feira, 31, os diretores do Sindicato do Professores da Rede Pública de Ensino do Acre (Sinproacre) professora Alcilene Gurgel [Presidente] e o vice professor Edileudo Rocha, participaram de reunião na sede da Prefeitura para discutir a reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria.
A reunião foi presidida pelo Chefe da Casa Civil, Valtim José da Silva, com participação do articulador político da prefeitura, Helder Paiva e do Secretário administrativo, Jhonatan Santiago, que explanou acerca das condições financeiras da instituição e do estudo que está sendo feito pelos técnicos, a pedido do Prefeito Sebastião Bocalom, em relação ao impacto financeiro visando a implantação do piso salarial dos professores com formação superior, tomando como base o piso salarial dos professores com formação em nível médio magistério 25h = 2.403,52.
Como o MEC orienta que os professores com formação superior ganhem a mais, no máximo, 50% em relação aos professores com formação em nível médio magistério, Assim sendo, chegamos ao piso salarial dos professores com formação superior com 25h = 3.605,28.
Esse é o piso que atualmente o prefeito estuda implantar a partir de março de 2022. Infelizmente, o estudo não está finalizado, por conta da onda COVID-19, que acometeu em quase 100% os funcionários da prefeitura.
Concomitante segue o estudo dos 10% de uma letra para outra, de 3 em 3 anos.
Cobramos ainda o resultado do estudo de implantação da dedicação exclusiva, para os professores de 40 h, com piso salarial dobrado em relação ao piso dos professores com formação superior 25h.
Ficou pré agendado um novo encontro para dia 10 de fevereiro, com a entrega de uma minuta por parte da equipe da prefeitura aos sindicatos.
Para a Presidente do Sinproacre, Alcilene Gurgel, “É necessário que o estudo seja feito encima da tabela salarial vigente e que seja feito nivelamento a nível Nacional e que a proposta oficial seja apresentada em tempo hábil para que seja aprovada em consenso”, disse Alcilene Gurgel.
Ao final da reunião ficou definido que no próximo dia 10 de fevereiro. Será apresentada a proposta para apreciação dos sindicatos e caso seja aprovada pela categoria, a mesma será enviada para a câmara de vereadores para votação.