..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Sessão Solene na Aleac Celebra o Dia das Mulheres

Sessão Solene na Aleac Celebra o Dia das Mulheres

Na manhã desta quinta-feira (14), a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) foi palco de uma sessão solene proposta pela deputada Michelle Melo (PDT). O evento, dedicado a homenagear as mulheres em comemoração ao seu dia, reuniu parlamentares, autoridades e membros da sociedade civil em uma celebração marcada por discursos inspiradores e reconhecimento pela contribuição das mulheres para a sociedade.

sessao 002

Durante a sessão, diversas personalidades femininas foram destacadas por suas realizações e conquistas em diferentes áreas, desde a política até o empreendedorismo e a cultura. A deputada Michelle Melo ressaltou a importância de reconhecer o papel fundamental das mulheres na construção de um mundo mais justo e igualitário.

“Hoje, encontro nesse plenário mulheres que me inspiram há muito tempo. Sempre dialogamos a necessidade de se trabalhar cada vez mais por elas, para que se sintam livres para ocupar cada vez mais o espaço que lhes é de direito. Eu quero elogiar essas mulheres que tanto nos inspiram. Temos aqui verdadeiras lideranças conhecidas e também anônimas, mas que atuam fazendo a diferença. Vocês fazem do Acre um lugar melhor para se viver”, enalteceu.

sessao 003

Em seguida, a apóstola e líder da Igreja Renovada, Deyse Costa agradeceu Michelle Melo pela homenagem e espaço de fala. “Ver a luta que cada mulher tem tanto no ambiente de trabalho, como em casa precisa ser exaltado. Ouvimos muitas mensagens bonitas no dia 8 de março, mas será que estamos sendo vistas nos outros dias do ano? Há uma omissão quanto a nós mulheres, mas somos aguerridas e batalhamos incansavelmente pelo nosso espaço, pois nossa maior virtude está dentro de nós”.

Katrícia, advogada e líder de religião de matriz africana, expressou sua gratidão e orgulho pela representatividade do evento: “Estamos muito felizes por termos sido convidadas, represento minha comunidade, fundada em 1999, e nos sentimos orgulhosas e agraciadas por esse momento e por toda representatividade dele”, pontuou.

sessao 004

A Capitã de polícia Priscila Siqueira, que atua na Patrulha Maria da Penha, destacou a importância de enfrentar a violência de gênero e proteger as mulheres: “Nós mulheres somos sobreviventes e como sociedade, precisamos enfrentar a violência de gênero. É inegável que vivemos em um mundo onde a violência contra mulher é uma pandemia, onde uma em cada três mulheres já sofreu algum tipo de violência. O Brasil é o quinto país mais perigoso para as mulheres e o Acre, infelizmente, ainda ocupa os primeiros lugares em relação ao feminicídio. Aproveito a oportunidade para falar que 89% das mulheres que morreram de 2018 para cá não tinham medida protetiva e precisamos ter acesso a elas para oferecer proteção”.

A procuradora de justiça Katia Rejane, que participou do ato representando o Ministério Público do Acre, enfatizou a importância do reconhecimento público e das ações para proteger os direitos das mulheres: “Os discursos feitos aqui podem transformar o nosso parlamento e assegurar mais os direitos da mulher, algo que ainda lutamos tanto. Fazer esse reconhecimento público às elas é extremamente importante. Dentro do MP nós fazemos a nossa parte, fomos os primeiros do Brasil a ter um centro de atendimento à vítima voltado principalmente às mulheres em situação de violência. Possuímos vários instrumentos e setores que atendem esse público e atuam em defesa delas”.

sessao 005

Ao final da solenidade, várias mulheres que se destacam em suas respectivas áreas de atuação foram homenageadas, dentre elas, Maria José da Silva, que ocupa a função de copeira no Poder Legislativo há mais de 28 anos. A solenidade foi um momento de reflexão, reconhecimento e celebração do papel das mulheres na sociedade acreana e além, reafirmando o compromisso com a luta pela igualdade de gênero e pelo empoderamento feminino.

sessao 006