..::data e hora::.. 00:00:00

Política

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Senado aprova proposta de Petecão para garantir limpeza nos rios da Amazônia

Senado aprova proposta de Petecão para garantir limpeza nos rios da Amazônia

A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou, na terça-feira (30), o programa Rios Livres da Amazônia (PL 4.199/2024), de autoria do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O projeto prevê medidas para garantir a navegabilidade segura dos rios da região, respeitando o meio ambiente.

O relator, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), apresentou voto favorável ao projeto, com ajustes na estrutura de governança prevista no projeto. O substitutivo suprime o Comitê Gestor e reforça o protagonismo dos Comitês de Bacia e dos entes federativos, evitando sobreposição de instâncias e assegurando a integração direta dos estados da Amazônia Legal no processo decisório.

“Os ajustes realizados preservam a finalidade original do projeto e asseguram, ao mesmo tempo, maior participação social e efetiva integração federativa na implementação das diretrizes voltadas à navegabilidade da Amazônia Legal”, afirmou o relator.

Entre as ações previstas estão dragagem, manejo integrado e sinalização das vias interiores. Dentre as diretrizes, constam a cooperação federativa entre União, estados e municípios; a redução da poluição; o incentivo à educação ambiental e a pesquisa tecnológica, esta voltada a soluções inovadoras no transporte hidroviário. Petecão destacou que o sistema hidroviário amazônico é um dos maiores do mundo e que o plano busca transformar esse potencial em soluções concretas para a região.

"Assim como o governo tem que cuidar das ruas e ramais, também tem a obrigação de manter os rios limpos e navegáveis. O transporte pelos rios é uma alternativa sustentável, que ajuda a reduzir custos, gerar oportunidades e melhorar a vida das comunidades que dependem deles. Além disso, estamos criando formas de apoiar pesquisas e tecnologias para deixar esse sistema cada vez mais eficiente e seguro," declarou Petecão.

Entre os princípios que norteiam o Plano Rios Livres da Amazônia estão os conceitos de precaução, prevenção e o de poluidor-pagador – este último item, com o objetivo de responsabilizar quem causar danos aos rios. O texto também prevê ampla participação social e aposta na educação ambiental como instrumento fundamental para a preservação dos recursos hídricos.