Uma palestra sobre a “Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem”, proferida pelo enfermeiro Johnata Paiva, coordenador do Núcleo Estadual da Saúde do Homem marcou a abertura da programação do Novembro Azul que será implementada neste mês pela Divisão de Serviço Social do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre ), liderado pela psicóloga Ana Letícia Gonçalves
O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 7, no auditório do Memorial dos Autonomistas. Em seu pronunciamento, o presidente do Saneacre, José Bestene, destacou que a autarquia segue diretrizes do Governo do Estado em relação aos cuidados da saúde dos seus servidores, tanto homens como mulheres.
“Quando se fala em saneamento básico, remetemos à saúde também. Neste sentido realizamos o Outubro Rosa, para despertar a conscientização em relação à saúde da mulher e agora o Novembro Azul para a saúde do homem. Em ambos os casos a palavra-chave é a prevenção, valorizar a realização dos exames preventivos”, argumentou Bestene.
O presidente lembrou que estas palestras, motivacionais e esclarecedoras, são realizadas frequentemente pelo Saneacre nos municípios pela equipe do Saneacre composta por psicólogos e assistentes sociais.
“No mundo em que estamos, todo cuidado é pouco e foi pensando nisso que nosso governador Gladson Cameli determinou que em todo o mês de novembro, haverá essas campanhas de conscientização, iniciativa esta que tornou nosso governador conhecido como um líder que cuida das pessoas”, lembrou Bestene.
O enfermeiro Jhonata destacou em sua palestra que os homens são ensinados que homem não chora, não tem fraqueza e não ficam doente e, desta forma, acabam não cuidando da própria saúde e, como consequência, sofrem com males que poderiam ter sido evitado.