..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Reeleito, governador Gladson Cameli promete nova maternidade e concurso para Polícia Penal no AC

Reeleito, governador Gladson Cameli promete nova maternidade e concurso para Polícia Penal no AC

Governador falou sobre nova composição da Aleac e Senado e diz que ‘desceu do palanque’ ao falar de novas alianças

O governador do Acre, reeleito no último domingo (2), Gladson Cameli, esteve no estúdio do Jornal do Acre 1ª Edição nesta terça-feira (4) para falar sobre seu segundo mandato. Ele prometeu novos concursos, novas contratações, a entrega de uma nova maternidade e ainda falou sobre as composições no Legislativo e também no Senado.

Na Educação, ele diz que o maior desafio vai ser tentar amenizar os impactos da pandemia no aprendizado dos alunos. “Temos que diminuir os problemas que tiveram, o tempo que perderam para a gente poder ter esse equilíbrio. Vamos ter mais investimento, vou fazer 10 escolas militares, fazer novos concurso públicos para a Saúde, que já está em andamento, como para Educação”, disse.

Especificamente para a Saúde, ele pretende humanizar mais o atendimento e expandir o teleatendimento para cidades do interior. “Levar a telemedicina para o interior e mais ainda concluir as obras que precisam ser concluídas ainda neste mandato, como a nova maternidade aqui de Rio Branco”, destacou.

Geração de empregos

Para aumentar a oportunidade no estado, gerando mais emprego e renda, Cameli diz que vai focar em pacotes de obras.

“Infraestrutura, obras. A equipe está tendo a oportunidade de concluir todo um planejamento que me apresentou no início deste ano e cumprir as metas e, ao mesmo tempo, vou dar as ordens de serviço que ficamos em atraso. Vou fazer um novo concurso, soltar um novo edital do concurso para a Polícia Penal, chamar quem precisa ser chamado dos cadastros de reserva e, ao mesmo tempo, fazer obras de infraestrutura para que a gente possa de fato aquecer nossa economia e diminuir o alto índice de desemprego. Depois da eleição, aumentou a credibilidade do estado, a confiança de quem vai vir investir para que a gente possa avançar na política de industrialização e geração de emprego e renda no Acre”, destacou.

Economia

O governador disse ainda que está otimista para um segundo mandato e acredita que o estado está caminhando para uma recuperação econômica pós-pandemia.

“O Acre agora está na vez, estamos de frente para o Pacífico, empresa vindo se instalar, acabamos com essa história, criamos um comitê para gerar mais segurança para os empresários e pequenos empresários para tudo que produzirem o estado absorver os produtos deles. Na zona rural, o pequeno produtor, o Estado vai poder comprar o que ele produzir para acrescentarmos no prato extra da Educação e vou agora colocar em prática o novo refis para que a gente possa chamar quem está fora do mercado, para voltar para o mercado novamente e gerar emprego e renda.”

Cadastro de reserva

Para o cadastro de reserva dos bombeiros, o governador diz que são duas situações diferentes: os que estão no cadastro de reserva, já homologados, e os que querem ser homologados.

“Pedi para que o comandante junto com a Procuradoria entre em um entendimento para que eu atendesse. Eu tô aguardando o término dos cursos desses novos que acabaram de finalizar para que a gente possa ver quantos vou chamar até o final do ano. O estado está com o equilíbrio das contas fiscais, as contas do estado estão todas equilibradas para que a gente possa não voltar como estava no passado, com o estado sempre acima do limite prudencial. Agora, ele está no limite para que possamos manter o equilíbrio das contas”, disse.

Secretários

Cameli informou que deve se reunir ainda com os gestores de todas as pastas para ter um panorama completo do que foi feito e não foi feito. Assim, sobre nomeações na pasta, ele diz que pretende focar na capacidade técnica dos secretários.

“Vou chamar meu secretariado para saber a porcentagem do que está em execução, para que eu tenha até dezembro um raio-X daquilo que pretendo inaugurar. Vou dar ordem de serviço, como de outras obras, principalmente dessa questão da infraestrutura, como a data que vou inaugurar o hospital de Sena Madureira que virou uma pauta no decorrer das eleições, aquilo que vamos fazer de melhorias na saúde para que não ocorra aqueles transtornos que acabaram ocorrendo no decorrer do ano. E, de fato e de direito, colocar as pessoas certas nos lugares certos e cobrar um resultado mais rápido daqueles que estiverem à frente das pastas e, ao mesmo tempo, transparência”, garantiu.

Senado e Aleac

Dos 24 deputados estaduais eleitos neste domingo (2) no Acre, 12 já ocupam uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac). Assim, a taxa de renovação da Casa nestas eleições foi de 50%.

O governador reeleito, Gladson Cameli (Progressistas) deve se deparar com mais oposição no Legislativo Estadual, a partir de 2023, e com o desafio de unificar a base aliada em nome de melhores condições de governabilidade.

Sobre isso, ele diz que já teve sinalização de alguns parlamentares sobre o apoio na Casa e que está confiante na base do governo na Aleac.

“Não diria mais oposição, mas sim um equilíbrio da democracia, como sempre trabalhei, respeitando as opiniões, aceitando as críticas e ouvir o parlamento. O parlamento é um poder que fala a voz do povo e o Executivo tem sempre que está ouvindo. Deputados já me ligaram, que foram eleitos em uma coligação que fez oposição a mim já está se colocando à disposição. Estou muito confiante com o apoio da bancada que vamos ter este ano no Legislativo”, confirmou.

Senado

Já no Senado, Cameli vai ter dois ex-adversário na campanha deste ano para governo do Acre, já que Marcio Bittar (União Brasil) e Petecão (PSD) concorreram ao cargo. Além disso, Alan Rick (União), eleito para a vagas do Senado este ano, chegou a fazer duras críticas ao governo durante a campanha. Porém, para Cameli, o palanque foi desmontado e agora se inicia a parceria para que a população do Acre seja colocada em primeiro lugar.

“Por exemplo, Marcio Bittar já se colocou à disposição para continuarmos trabalhando juntos. Eu desci do palanque, tomei a liberdade de procurar alguns para colocar o Acre em primeiro lugar, conto sim com o apoio dos três. O Alan Rick já se colocou à disposição para que a gente possa defender o estado e ir atrás de recursos para que a gente possa avançar mais, principalmente nas áreas de saúde e educação.”