Como vice, o PT lançou o ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre. A ex-vice governadora Nazareth Araújo vai disputar uma vaga no Senado
Surpreendendo a todos, o PT decidiu lançar o nome do ex-senador Jorge Viana na disputa para o governo do Acre. A convenção que confirmou o nome de Jorge ocorreu na noite desta sexta-feira (5) na sede do partido em Rio Branco.
Compõem a chapa também o ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, e a ex-vice governadora do estado Nazareth Araújo.
Com o lema: “Vamos Juntos Pelo Brasil”, o PT foi um dos últimos partidos a se decidir quanto a composição da chapa, que sai encabeçada por dois petistas já conhecidos no estado. Jorge Viana foi prefeito de Rio Branco na década de 90, sendo em seguida governador do estado por dois mandados seguidos e seu último cargo público foi de senador, entre 2011 e 2019.
A oficialização das candidaturas ocorreu no último dia do prazo estipulado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Após isso, todos os partidos precisam encaminhar os documentos ao tribunal.
Marcus Alexandre é engenheiro civil, chegou a ser diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) e em 2012 foi prefeito de Rio Branco, sendo reeleito em 2016, mas deixou o cargo para concorrer ao governo nas eleições de 2018.
Propostas
Caso seja eleito, o candidato promete melhorias nas seguintes áreas:
- Segurança
- Saúde
- Educação
- Mais empregos
“Quando o governo vai mal, o povo que sofre e acho que com a experiência nossa é isso que vamos oferecer. Vamos oferecer nosso trabalho, nossa experiência para socorrer quem está precisando de socorro, para fazer o Acre voltar a prosperar novamente. Nossa pré-candidatura é para ver se os bons tempos voltam, ver se a gente pacifica a sociedade, se a gente faz um abraçar o outro, as famílias ficarem mais unidas e isso só vai acontecer se tiver trabalho, paz e não violência, se tiver políticas públicas, moradia, educação, saúde que é um problema gravíssimos no estado”, disse Jorge Viana.
Alianças
A aliança é formada PT, PV e PC do B.
Trajetória
Jorge Ney Viana Macedo Neves nasceu em Rio Branco e tem 62 anos. Ele é engenheiro florestal formado na Universidade de Brasília (UnB) e sempre esteve envolvido na política do estado, desde a década de 90.
Seu primeiro mandato foi de prefeito entre 1993 a 1996. Já em 1999 ele assumiu o governo do estado, sendo reeleito e ficando no cargo até 2006. Já em 2011, ele foi senador, cargo que permaneceu até 2019.