Estudantes, professores, técnicos e outros servidores da Universidade Federal do Acre (Ufac) se reuniram, nesta terça-feira
(13), em um ato na Praça da Revolução, no Centro de Rio Branco, capital do Acre, a favor da educação.
A concentração começou às 16h. Por volta das 17h10, os manifestantes saíram em passeata até o Terminal Urbano para entregar panfletos. O cruzamento entre a Rua Rui Barbosa e Avenida Getúlio Vargas foi fechado pelo Pelotão de Trânsito.
Os manifestantes sentaram no chão para produzir cartazes e faixas para o ato. Em uma das faixas, os manifestantes reclamaram dos cortes de verbas anunciados pelo governo federal.
Além dos cortes do governo, os manifestantes também criticam o programa Future-se, lançado no dia 17 de julho pelo Ministério da Educação. A proposta é permitir que sejam feitos investimentos de fundos privados e a contratação de Organizações Sociais (OSs), com o objetivo de aumentar a autonomia administrativa das universidades federais.
Ao G1, Sávio Maio, um dos organizadores do ato, informou que espera também servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Rio Branco, no protesto.
“É um ato nacional em defesa da educação. O eixo dessa mobilização é contra os cortes feitos nas universidades e também contra o programa Future-se, que é uma ameaça à existência das universidades como atribuições do estado. Então, estamos muito preocupados com o conteúdo do programa”, criticou.