..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Projeto de Antonia Sales que utiliza o questionário M-chat, para identificar sinais precoces de autismo é sancionado pelo Governo

Projeto de Antonia Sales que utiliza o questionário M-chat, para identificar sinais precoces de autismo é sancionado pelo Governo

A deputada estadual Antonia Sales (MDB) que é a 3ª secretária da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre teve seu projeto de lei n° 4.306 sancionado no início deste mês pelo governador do estado Gladson Cameli. O projeto determina que as unidades de saúde públicas e privadas do estado utilizem o questionário M-chat, para identificar sinais precoces de autismo em crianças entre 16 e 30 meses de idade.

O projeto de Antonia Sales foi elaborado ouvindo as famílias que relatavam que poderia haver no Sistema Único de Saúde (SUS), um pré-diagnóstico ou avaliações que ajudassem a priorizar a identificação de crianças com sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para Sales ao sancionar a lei o governador fortalece os atendimentos a essas crianças que muitas vezes são diagnosticadas somente em fases elevadas do TEA. “Agradeço primeiramente aos colegas deputados que entenderam a necessidade do nosso projeto e promulgaram a lei, e ao governador que sancionou, colocando em prática já em sua gestão os serviços”, destacou Antonia.

A emedebista que prioriza a área da saúde tem pautado seu mandato em buscar melhorias nas unidades hospitalares, fiscalizando, reivindicando equipamentos de saúde, contração de mais profissionais médicos, enfermeiros, técnicos e parte administrativa.

“Tenho procurado priorizar a saúde, mas as demais áreas também tenho apresentado reivindicações de melhorias ao governo do estado. Temos que elogiar a forma rápida que o governador sancionou esta lei que vai garantir o questionário M-chat, que ajudará na identificação de sinais precoces de autismo em crianças”, finalizou Antonia Sales.