..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Programa de Empreendedorismo do Sebrae no Acre é homenageado pelos vereadores

Educação Empreendedora recebe moção de aplausos

O programa de empreendedorismo do Sebrae no Acre foi homenageado pela Câmara Municipal de Rio Branco. A solenidade aconteceu na quarta-feira, 11, em sessão especial a instituição. O pedido surgiu por meio do vereador José Carlos, o Juruna, que é parceiro do programa e do empreendedorismo.

O Programa Nacional da Educação Empreendedora – PNEE tem o objetivo de despertar competências múltiplas nos alunos de modo que no futuro eles possam atuar em equipe, enfrentar desafios e promovem transformações. É um serviço que vai além da abertura de um negócio: trata-se de uma cultura em que a pessoa desenvolve competências, habilidades e atitudes para sentir-se sensibilizada, preparada e motivada para o alcance de seus objetivos.

Assim, o Programa é uma iniciativa do Sebrae para promover ações para fortalecer a cultura empreendedora nos municípios brasileiros, em todos os níveis do ensino formal, tanto nas redes públicas quanto nas redes privadas (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior).

O diretor técnico, Lauro Santos, agradeceu o reconhecimento dos serviços do Sebrae e apoio dos vereadores. “Esses projetos apresentados pelos parlamentares contribuem no fortalecimento do empreendedorismo no Estado. No futuro, algumas profissões serão reformuladas e o empreendedorismo será uma saída. Essa parceria é de extrema importância e que terão resultados em curto prazo e também no futuro. Essa é uma semente que prepara esses estudantes para uma nova realidade profissional”.

Joelma Mourão, coordenadora do projeto, emocionada pelo reconhecimento disse que a atitude é mais uma prova de que a educação é a ferramenta capaz de transformar a realidade. “A escola tem papel fundamental na construção da sociedade, ainda vivemos uma educação que ainda não despertou para as reais necessidades da sociedade. O mundo está cada vez mais complexo e exigente. Queremos contribuir com essa formação do ser em busca de realizações”, afirma.

Para o vereador Juruna considera os projetos e a parceria fundamental para o desenvolvimento educativo do estado. “O Sebrae faz um grande trabalho, acerta muito com implantação do PNEE, incluindo as crianças na formação do Empreendedorismo. Os resultados dessa cultura de sucesso empreendedora será o sucesso da formação das crianças. Precisamos oferecer para nossas crianças um ensino que atenda a necessidade da realidade”.

Gerson Aguirre, gerente da Unidade de Produtos e Mercados do Sebrae, Maria Viera, gestora da Educação Empreendedora, Miriam Paiva, analista técnica, também participaram da moção de aplausos.

Parceria: educação, empreendedorismo e serviço

A parceria do Sebrae no Acre com a Câmara Municipal, em especial, com o vereador Juruna, surgiu pela vontade de trabalhar temas empreendedores junto às disciplinas educacionais. Desde então, já foram articuladas duas leis que beneficiam a área: O Projeto de Lei no 2.333 42/2019 que implanta a Semana de Empreendedorismo nas escolas públicas do município, e o Projeto de Lei que deverá instituir nas escolas de ensino fundamental e também na comunidade o empreendedorismo.