..::data e hora::.. 00:00:00

Política

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Professores do município de Rio Branco param atividades por 72 horas

Os trabalhadores em Educação do município de Rio Branco resolveram cruzar os braços por 72 horas. O prefeito Tião Bocalom (PP) tem até quinta-feira (24) para apresentar uma nova proposta aos professores. A informação foi publicada pelo Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ensino do Acre (Sinproacre).

Em assembleia geral, os manifestantes decidiram manter a greve da Educação em nível estadual e abrir diálogo com o prefeito de Rio Branco, embora, paralisando as atividades pelo prazo já citado.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 21, em assembleia em frente à Prefeitura.

O diretor administrativo e financeiro do Sinproacre, Alvarez Santiago de Oliveira, afirmou que a Prefeitura de Rio Branco não tem impedimento legal para a concessão do reajuste aos servidores.

“A Prefeitura, diferente do Estado, não pode falar em Lei de Reponsabilidade Fiscal. Coloque na cabeça de vocês, na memória: a Prefeitura não gasta nem 45%, ela pode chegar até 54%. A Prefeitura não tem problema com a Lei de Responsabilidade Fiscal. O piso federal já foi aumentado lá, o que está faltando? Está faltando nós abrirmos o cofre da Prefeitura. Só esse movimento bonito fará com que consigamos isso. Fazia tempo que a gente não via, isso precisa se multiplicar, não vamos desanimar. A chave, são vocês”, disse o sindicalista.

E reiterou: “eles só deram o abono, porque não estão pagando o mínimo legal: ou seja, para eles ficarem dentro da legalidade, eles precisam pagar os 70%. É agora, aumento já. Eu também não concordo com negócio de parcelado não”.