..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Presidente Luiz Gonzaga suspende sessão para receber servidores do Meio Ambiente na Aleac

Presidente Luiz Gonzaga suspende sessão para receber servidores do Meio Ambiente na Aleac

Na sessão desta terça-feira, 2 de julho, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o presidente Luiz Gonzaga (PSDB) suspendeu a sessão para receber os servidores do Meio Ambiente da União que se faziam presentes na galeria da Casa. Os trabalhadores iniciaram uma greve nacional, a categoria alega que o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) encerrou as negociações após recusa de proposta. A Ascema, que representa os servidores, tenta restabelecer o canal de Comunicação com o governo.

Em discurso, Luiz Gonzaga se solidarizou com os representantes da greve, buscando também amplificar as reivindicações da categoria perante a população acreana. “Esse é um assunto de grande relevância para levar conhecimento à população acreana, sobre a greve nacional e as justas reivindicações dos trabalhadores,” declarou o presidente.

O parlamentar também enfatizou a importância de restabelecer o diálogo entre o governo e os representantes da greve, representados pela Ascema, para buscar uma solução que atenda às demandas dos servidores.

sessao suspensa 002

Em seguida, a representante do Comando Nacional de Greve, Rosana Oliveira, agradeceu a oportunidade concedida pelos deputados. Ela destacou que o movimento grevista visa principalmente melhorias salariais e condições de trabalho mais justas para os servidores. Entre as demandas específicas, mencionou a redução da disparidade salarial entre níveis de escolaridade, a criação de uma gratificação por atividade de risco e a equiparação salarial.

“Entretanto, o atual governo federal fechou a mesa de negociação e não está mais dialogando conosco. As propostas apresentadas não atendem às nossas necessidades reais,” enfatizou Oliveira, ressaltando os motivos que levaram à decisão de greve por parte dos servidores ambientais federais.

O deputado Pedro Longo (PDT), também se solidarizou com a categoria. “Eu também sou servidor federal, sou professor da Ufac, e a gente se solidariza, desejamos sucesso. Infelizmente não temos aqui o poder para solucionar a demanda, mas como dizemos, isso aqui é a casa do povo. Tudo o que acontece aqui acaba repercutindo, dando uma visibilidade, e aqui nós sempre defendemos o diálogo. Então é sempre importante que sejam reabertas as negociações. Talvez não dê para obterem tudo o que vocês desejam, mas que a negociação não se encerre”, disse.

O deputado Tanízio Sá (MDB), que sugeriu que os servidores fossem recebidos e conduziu a reunião, destacou a importância das reivindicações da categoria. O parlamentar expressou preocupação com a situação dos servidores do meio ambiente da União. Ele enfatizou a necessidade urgente de melhorar as condições de trabalho desses profissionais: “esses trabalhadores são fundamentais para a proteção ambiental e o cumprimento das políticas governamentais”. Tanízio Sá também instou o governo a ouvir suas demandas e garantir melhores condições de trabalho, destacando a importância vital de seu papel na conservação ambiental nacional.