O projeto foi iniciado em 2015 em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Acre e Tribunal Regional Eleitoral e apoio da desembargadora Regina Ferrari
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, participou nesta sexta-feira, 8, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), da Sessão de Abertura de Posse e Diplomação dos Jovens Parlamentares Acreanos. O projeto que teve grande apoio da desembargadora Regina Ferrari, é destinado a alunos de escolas públicas e oferece a oportunidade única de vivenciar, ao longo de seis meses, as atividades desempenhadas pelos deputados estaduais.
Essa é a terceira edição do projeto e estiveram presentes na sessão, jovens estudantes de 24 escolas públicas abrangendo cinco regionais, sendo esta a primeira vez com participação de escolas do interior. A atividade foi iniciada em 2015, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Acre e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC).
Participaram as escolas: Glória Peres, Colégio Acreano, Heloísa Mourão Marques, Humberto Soares da Costa, da Lorenço Filho, da Armando Nogueira, da Rodrigues Leite, Belo Porvir, Coronel José Plácido de Castro, Dom Julio Mattiolli, Dom Pedro I, Santiago Dantas, Felicissimo Negreiros, Ester Maia de Oliveira, Bela Porvir e Célia Cabanelas Zannini, josé Ribamar Batista e Dom Pedro II.
O presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, destacou o sucesso do programa enfatizando ser uma honra realizar a Sessão de Diplomação, Posse e Eleição da Mesa Diretora do programa JPA, que incentiva o envolvimento da juventude na busca por mais qualidade de vida, assim como também, desperta o interesse dos jovens pela boa política.
Em seu pronunciamento, a desembargadora-presidente do TJAC citou um ensinamento do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que a vida boa depende de todos em plantar o bem. “Depende de nós plantarmos alteridade. São tantos exemplos que podemos fazer para um mundo melhor. Creiam no bem, na bondade, na justiça. Bem aventurados aqueles que semeiam a paz, justiça temperança e bondade. E digam não à violência.
O presidente do TRE/AC, desembargador Júnior Alberto, expressou entusiasmo ao receber o convite do presidente Luiz Gonzaga para participar do projeto de realizar eleições nas escolas do programa.
“Proporcionar a esses estudantes uma experiência que moldará seus futuros é válido demais. Porque esses jovens são o futuro, são eles que assumirão em breve postos em diversos setores da administração pública”, disse.
Representando a Escola do Legislativo Acreano, Rachel Farias agradeceu a cada participante pela dedicação durante todo o processo de votação dos alunos. “Cada componente da mesa de honra, historicamente faz parte desse projeto, que educa, engrandece, inclui e integra. Nós trabalhamos em parceria e eu agradeço a todos pelo envolvimento, pois, para chegarmos aqui, conseguimos abranger as cinco regionais do Estado, o que nos exigiu muito empenho. Aos eleitos, que chegam com tanta vontade de aprender, aproveitem essa oportunidade de galgar novos caminhos. Desejo sucesso a todos os novos jovens parlamentares”.
O secretário de Educação, Aberson Carvalho, falou sobre o orgulho em ver os estudantes empenhados na atividade. “Me enche de orgulho poder ver alunos das cinco regionais do nosso Estado aqui, isso mostra o quão brilhante é esse projeto. Estar neste salão, onde é debatida a política e a construção de leis, representa a demonstração do compromisso com as novas gerações”.
Após a diplomação dos jovens parlamentares, que aconteceu no Plenário, foi realizada a eleição da Mesa diretora do grupo.