..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Presidente do STF, ministra Rosa Weber recebe homenagem do Judiciário no Acre

Presidente do STF, ministra Rosa Weber recebe homenagem do Judiciário no Acre

Solenidade ocorreu no Centro Cultural do Juruá em Cruzeiro do Sul, na tarde desta terça-feira (21). Na ocasião, ministra recebeu a Ordem do Mérito Judiciário do Acre

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rosa Weber, chegou em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, na tarde desta terça-feira (21) para participar de uma agenda com a governadora em exercício, desembargadora Regina Ferrari.

Na ocasião, a ministra foi agraciada com a Ordem do Mérito Judiciário, no grau Grã Cruz, entregue no Centro Cultural do Juruá. No período da manhã, a presidente do STF fez escala em Cruzeiro do Sul para cumprir agenda no Vale do Javari, no Amazonas.

A solenidade contou com a presença do presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), desembargador Luis Camolez, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC), desembargador Francisco Djalma, do diretor da Escola do Poder Judiciário do TJAC, desembargador Élcio Mendes, além da governadora em exercício, servidores, juízes, auxiliares e membros do Ministério Público do Acre (MP-AC).

“Este momento é especial, não apenas pelo fato de recebermos uma personalidade tão importante em nossa região, mas também porque temos a oportunidade de reconhecer publicamente sua dedicação e compromisso com a Justiça do nosso país. É com grande honra, ilustre ministra Rosa, que lhe homenageamos com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário, a mais alta honraria do Poder Judiciário do Acre. Desejo, em nome de todos, que essa homenagem reforce ainda mais o compromisso da ministra com a Justiça, democracia e a paz social’, destacou em seu discurso desembargador Luis Camolez.

ministra 002 webMinistra Rosa Weber é homenageada em Cruzeiro do Sul nesta terça-feira (21 — Foto: Rayza Lima/Rede Amazônica Acre

Durante o discurso de agradecimento, a ministra disse que é uma feliz coincidência a presidente do TJ-AC, desembargadora Regina Ferrari, estar atuando como governadora em exercício durante sua visita. Ela destacou que, dificilmente, duas mulheres estão ocupando espaços de poder.

“É algo bem raro, mas que estamos lutando para que, aos poucos, isso se transforme porque sabemos que vivemos em uma sociedade estruturalmente machista e preconceituosa, onde mulheres alcançam alguma projeção, mas ainda têm dificuldades de serem vistas lado ao lado com os homens. Isso é um fato, e com relação a isso sempre fazemos o registro, até porque estamos no mês da mulher. Com essas águas de março vem todos esses sentimentos”, pontuou.

A visita ao Acre é parte das primeiras viagens que a ministra faz como presidente do STF. Ela falou sobre a emoção que teve ao visitar algumas aldeias na Amazônia e ser batizada com um novo nome.

“Foi uma emoção muito grande. Em função desta escolha que fiz em visitar a Amazônia, ouve essa oportunidade de chegar a Cruzeiro do Sul. A constelação de Cruzeiro do Sul é a que mais gosto. Estou me sentido no auge da minha emoção. Essa homenagem vem direto ao meu coração, que estou extremamente honrada e feliz por estar aqui e agradecimento a todos”, agradeceu.

“Nosso coração doeu no dia 8 de janeiro. Todos badalamos em lágrimas. Saiba que a senhora nunca estará só. Também estivemos juntas naquelas eleições difíceis de 2018, a senhora presidia o TSE e eu o TRE. Guarde e leve essa medalha como representante de toda garra do nosso povo náuas, nosso povo juarense e leve nesta medalha dos nossos soldados acreanos que lutaram para que o Acre pertencesse ao Brasil. E foi, por meio de um gaúcho, seu conterrâneo, Plácido de Castro, que fez a independência do Acre”, discursou a governadora em exercício, desembargadora Regina Ferrari, na solenidade.