A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), por meio do departamento de Espaços Públicos, vai iniciar o plantio da grama conhecida por amendoim forrageiro, em parte da avenida Ceará, nesta terça-feira (19), no início da manhã.
O secretário da Semeia, Carlos Nasserala se reuniu, na manhã desta segunda-feira (18) com o secretário adjunto, Emerson Leão; o diretor de Espaços Públicos, Ednelson Camurça; a coordenadora do Viveiro do Horto Florestal, Fátima Paula da Costa e um dos paisagistas da instituição, Renato Ribeiro, para alinhar como será realizado o trabalho.
Eles foram na avenida Ceará verificar como será feito o serviço que iniciará em frente ao antigo Cine João Paulo e percorrerá a extensão da via até a loja AgroBoi.
“A parte central praticamente não tem grama. Então vamos iniciar já nesta terça para não demorar muito e deixar esse canteiro central, do jeito que o prefeito quer e a população merece: digno de ser visto. A equipe vai plantar o amendoim forrageiro, uma grama florida que deixa qualquer gramado mais bonito e atraente, a mesma que estamos usando em todo o paisagismo da prefeitura”, explicou Nasserala.
Segundo Emerson, o serviço será executado de forma rápida para não atrapalhar muito o tráfego na região.
“Vamos fazer rápido, mas bem-feito. Essa é uma avenida com fluxo intenso de carros e não queremos atrapalhar, só queremos ornamentar, deixar organizado, bonito. Deve durar uns 15 dias. Para que o serviço seja realizado, uma pequena parte da via ficará interditada enquanto a equipe trabalha”, ressaltou.
Ednelson explicou que durante o serviço não vai ter quebradeira.
“Vamos usar uma máquina prática que vai furar o canteiro central, sem quebrar nada, em seguida, plantar e cuidar para que cresça bem bonito. Vamos fazer um trabalho como vem sendo feito: de primeira!”, enfatizou.
Os canteiros urbanos muitas vezes enfrentam problemas de erosão do solo devido à impermeabilização e urbanização.
“O amendoim forrageiro, com suas raízes densas, oferece uma solução eficaz para controlar a erosão, estabilizando o solo e prevenindo a perda de terra”, relatou Fátima.
Benefícios de grama forrageira
Nos canteiros de uma cidade o amendoim forrageiro pode trazer uma série de benefícios, abordando várias questões ambientais e urbanas. Veja algumas delas.
- Sustentabilidade Ambiental: O amendoim forrageiro é uma escolha sustentável devido à sua resistência e adaptação às diferentes condições climáticas. Isso reduz a necessidade de uso intensivo de recursos hídricos e de produtos químicos, promovendo práticas mais ecológicas e sustentáveis no manejo dos canteiros urbanos.
- Conservação da Água: A capacidade da grama amendoim forrageiro de prosperar com baixa supervisão contribui diretamente para a conservação da água. Num cenário global de escassez hídrica, essa característica é crucial para a gestão responsável dos recursos naturais.
- Mitigação do Calor Urbano: O aspecto das “ilhas de calor” é comum em áreas urbanas devido à predominância de superfícies pavimentadas. O grama amendoim forrageiro, ao contrário do concreto e asfalto, ajuda a reduzir o calor urbano, refletindo a luz solar e criando microambientes mais afrescos e planejados.