A prefeita de Rio Branco Socorro Neri, visando ampliar o conhecimento, desenvolvimento, envolvimento e participação dos funcionários
públicos municipais e elevar a qualidade dos serviços prestados à população, colocou o Centro de Referência do Servidor Municipal (CRSM), vinculado à Secretaria Municipal de Gestão Administrativa e Tecnologia da Informação/SEGATI, como uma das prioridades. O Centro também articula parcerias em prol dos servidores do Poder Público Municipal, além de promover assistência com psicólogos.
Para Ivete de Jesus Moreira, coordenadora CRSM, a iniciativa da prefeita Socorro Neri permitiu a realização, por parte do Centro de Referência do Servidor Municipal, de vários cursos como: Libras, Redação Oficial e Elaboração de Projetos. “À medida que sistematiza e padroniza suas ações, possibilita a gestão avançar na promoção e execução das políticas de valorização, com foco na formação, humanização, segurança do trabalho, saúde e qualidade de vida dos servidores da administração direta e indireta de Rio Branco”, observa.
No quesito parceria, a coordenadora destaca a com a Fisk Rio Branco, que atua no ramo de escolas de Inglês, Espanhol e outros idiomas, que através da iniciativa passa a oferecer aos servidores municipais o direito a descontos de 60% nas matrículas e mensalidades dos cursos oferecidos pela instituição. “Colocamos a qualidade do serviço público como missão, pois compreendemos que o servidor público é essencial numa administração que tem como foco a excelência”, disse Ivete.
O servidor público do município interessado em participar dos cursos na Fisk, no ato da matrícula, deve apresentar documento que comprove fazer parte do quadro de servidores da Prefeitura de Rio Branco. Resta esclarecer, que esse benefício, também está disponível para os familiares dos servidores.
Conforme Ivete Moreira, uma equipe formada por psicólogos da Prefeitura coordenada pelo CRSM realiza mensalmente atendimento contínuo psicológico in loco para os servidores e colaboradores da Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC). Os profissionais do Centro foram requisitados pelo secretário Kellyton Carvalho, que ressaltou a relevância do atendimento para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.
“É de grande importância esse trabalho do Centro de Referência do Servidor Municipal de ir ao encontro das pessoas e mais fazendo o devido acompanhamento do cidadão, quando necessário”.
Neste sentido, o Centro de Referência do Servidor Municipal está voltado para atender a quatro aspectos: a complexidade do papel do Munícipio no mundo contemporâneo, a necessidade de tratar as políticas municipais em seu conjunto, de modo a destacar as relações de complementaridade que se estabelecem entre elas, tendo sempre como foco o resultado para o cidadão, o caráter interinstitucional das ações do setor público e a busca de soluções sintonizadas com o que há de próprio e específico em cada situação organizacional.