..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Prefeitura de Rio Branco prestigia café da manhã em alusão ao Dia Nacional da Advocacia Pública

Prefeitura de Rio Branco prestigia café da manhã em alusão ao Dia Nacional da Advocacia Pública

A Prefeitura de Rio Branco prestigiou, na manhã desta terça-feira (7), um café da manhã organizado pela Associação dos Procuradores do Município de Rio Branco (APMRB), no Hotel Gran Lumini, em alusão ao Dia Nacional da Advocacia Pública.

A celebração passou a existir no calendário em março de 2012, com a sanção da Lei n° 12.636. O dia 7 de março foi escolhido por ser o primeiro registro histórico no país do que hoje se entende por Advocacia Pública. Neste dia, foram criados os cargos de procurador dos Feitos da Coroa, da Fazenda e do Fisco, ainda na época do Brasil – Colônia, em 1609.

Segundo o secretário municipal da Casa Civil (SMCC), Valtim José, a municipalidade tem muito o que agradecer à advocacia pública, pois através dela é possível constatar o aumento na eficiência e na qualidade jurídica da gestão e no fortalecimento da legalidade dos atos da administração pública.

“É um ato nobre da advocacia pública para a organização da nossa sociedade. Enquanto gestor é um ponto muito importante para suprir as dúvidas em nosso trabalho diário. Quero parabenizar a APMRB por esse ato. Nós enquanto Prefeitura e, por meio do prefeito Tião Bocalom, trazemos um abraço para todos da Advocacia”, disse.

Na ocasião, a presidente da Associação dos Procuradores do Município de Rio Branco, Sandra Macedo, destacou a importância da carreira jurídica para a municipalidade.

“A advocacia pública está participando de todos os atos da administração, como também das ações judiciais, além de atuar na defesa do município em torno do patrimônio público. A participação da advocacia é ampla e atinge vários setores da municipalidade. Não existe um município, após a constituição de 1988, sem a advocacia pública”, explicou.

Além de alguns procuradores, também estiveram presentes os secretários municipais Cid Ferreira (Seinfra), Jonathan Santiago (SMGA), Wilson Leite (Sefin) e o superintendente da RBTrans, Benício Dias.