A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), entregou, nesta sexta-feira (15), 9 notebooks para os professores que trabalham no Centro de Multimeios. O prefeito Tião Bocalom aproveitou a oportunidade para conhecer cada espaço do local e ouvir dos servidores suas necessidades.
O gestor ressaltou o trabalho dos educadores do Centro, que levam alegria e cultura às crianças.
“Tenho certeza que com essa ferramenta na mão vai melhorar mais ainda o trabalho que eles já fazem, que é tão importante, que é levar alegria e cultura para as nossas crianças”.
A secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene, também ressaltou o trabalho que os professores vêm fazendo com as crianças.
“Ela leva a cultura, a alegria, mexe com o lúdico das crianças. Eles são merecedores, são professores, eles viajam o mundo e transmite para nossas crianças”, afirmou.
Criado em 1994, o Centro de Multimeios é uma referência na área de arte-educação. Diariamente o espaço recebe crianças do ensino infantil de todas as escolas e dispõe de biblioteca, sala de cinema, contação de histórias, brinquedoteca, galeria de artes, entre outros.
O diretor da Divisão de Multimeios da SEME , Renan Pontes, afirmou que o Centro de Multimeios da SEME é o “embaixador cultural” da Secretaria Municipal de Educação.
“As nossas atividades são ligadas à fala, habilidade de ouvir e habilidade de resgatar as memórias nas histórias antigas, tudo isso associado à educação”.
A professora e recreadora do Multimeios, Marília Bonfim, frisou que, como educadora, tem a missão de fomentar o gosto pela leitura e, também, pela apreciação artística.
“Completamos a educação das crianças. Nós recebemos por ano, cerca de 8 mil crianças, mas também temos um projeto itinerante, que leva teatro e música até as escolas. Nós vamos lá no contexto escolar, levar toda essa alegria para as crianças e completar esse trabalho de valorização da cultura e da arte que a escola já faz”, relatou.
Marcos Lenísio é artista plástico e professor há 23 anos, e trabalha na Rede Municipal de Ensino. Ele falou do sentimento grandioso desse momento.
“Quando se tem esse tipo de incentivo, te estimula a manter o trabalho… essa carreira. A gente já viu muita coisa, muitos problemas, e a gente fica feliz em ver que está tendo essa preocupação com a formação de professores e com a melhoria do trabalho de cada um”.
A professora de ensino fundamental e recreadora do Multimeios, Claudia Lima, disse que essa ferramenta vai ajudar em pesquisas para benefício do ensino.
“Nós vamos poder pesquisar, procurar melhorar o trabalho, pesquisamos muitas músicas, atividades com artes, então, para mim, será muito útil”, finalizou.