O prefeito de Rio Branco instituiu a lei de bonificação por alcance de resultados aos auditores fiscais de obras e urbanismo, de vigilância sanitária e de meio ambiente do município. Até o momento, só eram bonificados os auditores tributários, o que gerava uma certa insatisfação por parte dos auditores de outras áreas.
Segundo o prefeito da capital é com muita alegria que a gestão conseguiu atender esse pedido que tem sido feito pela categoria desde 2014.
“Nós entendemos que era justo fazer isso e buscamos juridicamente, para que não fizéssemos algo de errado. E graças a Deus tivemos o parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM), bem como do secretário municipal de Gestão Administrativa (SMGA), Jonathan Santiago, que é da área e conhece bem. Além do Jorge que é assessor jurídico. Enfim, todos estiveram juntos, inclusive os vereadores que aprovaram na Câmara Municipal, o que deu mais uma segurança para que eu pudesse sancionar. E claro, sancionei com o maior carinho do mundo, porque eu sei que isso aí muda totalmente o trabalho que vinha sendo feito.”
O gestor aproveitou ainda para destacar a diferença em sua gestão quanto a abordagem dos auditores fiscais com a população.
“Outra coisa que estou sentindo nesses fiscais é que eles estão empenhados na orientação que dei desde o primeiro dia em que cheguei aqui, de que ao invés de punir nós temos que educar. Então eu sinto isso em todas as categorias dos fiscais e isso está dando um grande resultado, não só na questão fiscal, mas também, na questão ambiental que todo mundo pôde sentir esse ano quando o céu de Rio Branco praticamente não teve fumaça.”
De acordo com o secretário municipal de Gestão Administrativa (SMGA), Jonathan Santiago, a gestão tem buscado ser o mais atuante possível.
“O prefeito entendeu que neste momento era algo necessário, trazendo essa isonomia entre todos os ramos da auditoria e principalmente trazendo a justiça, já que esses ramos da auditoria também participam ativamente da arrecadação municipal.”
Para os auditores fiscais presentes, o sentimento foi de vitória ao finalmente encontrarem uma gestão sensível à causa da categoria. Na oportunidade, o gestor ainda foi presenteado com uma singela lembrança.
“Hoje, nós estamos felizes por tudo que está acontecendo. Esse foi o único prefeito que prometeu e fez pelos auditores fiscais, por isso a nossa felicidade é imensa. Todos os companheiros aqui estão bastante satisfeitos”, enfatizou José Maria, presidente do Sindicato de Auditores Fiscais de Rio Branco (SAFIRB)
“A gente vem numa luta desde 2014, de lá para cá, já se vão nove anos. E agora, graças a Deus, o prefeito e a sua equipe compreenderam a importância das outras áreas na cadeia de arrecadação do município. Ele faz um reconhecimento de carreira que vai engrandecer muito a arrecadação municipal”, destacou Alessandro Rocha, auditor fiscal de Obras e Urbanismo.