O saneamento básico nas cidades brasileiras foi tema de discussões do terceiro dia de encontro do Smarty City Brazil Congress 2022, realizado em São Paulo. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, foi convidado pelo CEO da Smartacqua, Hélio Samora, nesta quinta-feira, 26, para compor a mesa e falou sobre o problema, especialmente a água.
O Smart City Business Brazil Congress 2022 foi realizado nos dias 24 a 26, pelo Instituto Smart City Business America. O evento atrai líderes, gestores e agentes governamentais e da iniciativa privada que pensam, planejam e estruturam a infraestrutura digital das cidades.
“Deu para aprender muita coisa aqui, mostrei a situação da nossa capital, Rio Branco”, informou o gestor.
O CEO, diretor executivo da Smartacqua, Hélio Samora, que também coordenou a mesa, disse que a ideia dessa mesa foi discutir todas as etapas, tecnologia de hardware, software. Que uma nova modalidade de contratação, que é o contrato de performance, reduz o investimento e o risco da prefeitura na implementação políticas de redução de perdas.
“Se a gente hoje reduzir as perdas de Rio Branco de 60% para 25%, iremos achar água para todos. Nós discutimos todas as tecnologias que podem transformar Rio Branco numa cidade mais inteligente”, afirma Hélio Samora.
O CEO aproveitou a oportunidade para dizer que a presença do prefeito, Tião Bocalom, trouxe a experiência de um gestor, que sente o problema todos os dias, sente a pressão da população, as demandas sociais. “A tecnologia está aqui para ajudar“, concluiu
Ainda nesta quinta-feira o prefeito esteve com o ministro da tecnologia, Fábio Faria, onde conversaram sobre a implantação da tecnologia da tecnologia 5g no Brasil.
Acompanham o prefeito, em São Paulo, a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Turismo e Inovação (SDTI), Neiva Tessinari e a coordenadora do Programa de Unidades Habitacionais, Suziane Rebouças.