O processo seletivo simplificado para a contratação de profissionais da Saúde no município de Rio Branco surgiu com a necessidade de atender as demandas decorrentes das enxurradas dos igarapés e, por consequência, da inundação de muitas áreas ribeirinhas que ocorreram no mês de março. Foram 368 profissionais de saúde aprovados. Em coletiva, o prefeito Tião Bocalom avaliou como positiva a aprovação de profissionais para suprir a demanda do município.
“Temos 58 unidades de saúde, então, para essas 58 neste momento, é o que a gente precisa. Foi feito um estudo muito forte dentro da secretaria para ver qual a real necessidade e é exatamente essa aí: 383. Compareceram só 368, então, 386, era o que a gente precisava para melhorar muito a qualidade nas unidades de saúde que nós temos.”
O processo seletivo terá a duração de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogado por mais seis. Segundo o prefeito, a valorização salarial dos profissionais de saúde e melhores condições de trabalho aos servidores, foi o que garantiu o bom resultado do processo.
“Na realidade nós tínhamos feito dois chamamentos para médicos, mas eles não compareceram. Neste chamamento agora, além de médico, temos outros profissionais, então eu não tenho dúvida nenhuma que o não comparecimento dos dois chamamentos que a gente fez em 2021 e 2022, foi exatamente por conta do salário, salário baixo o médico não queria trabalhar, não tenha dúvida.”
A partir desta contratação a Prefeitura Municipal de Rio Branco fortalecerá os serviços, uma vez que os usuários já apresentam doenças transmitidas pela água contaminada. A secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, diz que a princípio serão convocados 180 profissionais, que passarão por treinamento. Segundo ela, já nas próximas semanas os profissionais estarão atuando nas unidades de saúde da capital.
“Nós temos que seguir o rito do edital, o resultado mesmo no Diário Oficial vai sair na segunda-feira, terá um tempo para que tenha alguma reclamação de alguns candidatos, aí posterior a esse tempo nós vamos começar a fazer a contratação, mas isso, como o prefeito falou, no máximo em uma semana.”