..::data e hora::.. 00:00:00

Política

PL prepara ofensiva para se tornar a maior bancada do Senado e intensificar oposição a Lula

PL prepara ofensiva para se tornar a maior bancada do Senado e intensificar oposição a Lula

Partido planeja atrair senadores-chave, incluindo aliados de Bolsonaro, para se tornar a principal força na Casa e desafiar o governo de Lula

O Partido Liberal (PL) está intensificando seus esforços para se tornar a maior bancada no Senado, atualmente ocupada pelo PSD, com o objetivo de fortalecer a oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A estratégia inclui a atração de pelo menos três senadores para suas fileiras, incluindo Márcio Bittar (União Brasil-AC), que deve se juntar ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro ainda este ano, destaca o jornal O Estado de S. Paulo.

Os alvos do PL são Bittar, Alan Rick (União Brasil-AC) e Cleitinho (Republicanos-MG). Bolsonaro está envolvido no esforço de convencimento, visando expandir a bancada ainda mais nas eleições de 2026 e consolidar uma maioria bolsonarista no Senado.

Com 13 senadores atualmente, o PL busca alcançar a liderança da Casa, atualmente detida pelo PSD com 15 membros. A possível demissão do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), poderia abrir espaço para uma mudança significativa, já que seu retorno ao Senado substituiria um membro do PSD pela sigla bolsonarista.

Ainda de acordo com a reportagem, Bittar mencionou sua intenção de trocar de partido “no momento certo”, enquanto Alan Rick negou a mudança imediata, mas deixou as “portas abertas para futuras conversas”. Cleitinho confirmou ter recebido o convite, mas afirmou que permanecerá nos Republicanos por enquanto.

Essa investida do PL no Senado representa mais um capítulo das tensões entre Bolsonaro e Gilberto Kassab, presidente do PSD. O veto do ex-presidente a alianças com candidatos de Kassab nas eleições municipais anteriormente evidenciou as divergências entre os dois líderes políticos.

Além disso, o PL sonha em atrair a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) para suas fileiras, embora ela deva permanecer onde está por enquanto.