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Política

Obras do governo Gladson Cameli garantem futuro promissor para o município de Xapuri

Com mais de R$ 50 milhões de investimentos em obras na gestão Gladson Cameli, Xapuri  deve ter um futuro promissor e pode até voltar a justificar o seu título de “Princesinha do Acre”, segundo o diretor-presidente do Deracre, Petrônio Antunes.  “São obras de recuperação e melhoramento de ramais, a pavimentação da estrada variante entre a cidade e a BR-317, a instalação de balsa para a travessia para o ramal Tabocal e outras obras que serão executadas diretamente pelo Deracre”, explicou Petrônio, lembrando que todas as máquinas a serem empregadas já estão em Xapuri e fazem parte do acervo adquirido recentemente pelo Governo do Estado. 

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A cidade viveu um clima de festa na última segunda-feira quando recebeu o governador e grande comitiva para o lançamento de um pacote de obras e entrega de equipamentos, entre os quais a balsa Tauary ligando a zona urbana ao ramal Tabocal. Petrônio integrava a comitiva do governador juntamente com os deputados estaduais Manoel Moraes e Antônio Pedro e da deputada federal Vanda Milani, todos eles autores de emendas que viabilizaram algumas das obras.  Só nesta etapa os investimentos superam R$ 26 milhões, em sua maior parte provenientes do Orçamento da União e das emendas parlamentares.

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“A balsa para o Tabocal era uma reivindicação antiga dos moradores, produtores rurais de uma área de grande concentração de gado e leite e onde para entrar de carro o morador tinha que ir até Brasileia para pegar o ramal e depois voltar para Xapuri”, explicou Petrônio. De acordo com ele a balsa que atendia aos moradores até então era muito precária, de madeira e não comportava veículos. Agora terá capacidade para dois carros e até 20 toneladas de carga e passageiros. 

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Ao mesmo tempo, graças a uma emenda de Manoel Moraes, o Deracre também vai construir uma rampa de acesso à balsa para substituir a precária rampa de terra existente hoje. E realizar obra completa de recuperação do ramal Tupã, outra reivindicação dos moradores que está sendo contemplada por indicação do deputado Antônio Pedro.  Além das obras em infraestrutura, o Deracre levou até Xapuri para seu uso direto, uma motoniveladora, avaliada em R$ 803 mil reais, uma pá carregadeira, avaliada em mais de R$ 472 mil reais, e um caminhão basculante, avaliado em R$ 354 mil reais.

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Sibéria

Ainda sem data definida, uma ponte sobre o rio Acre entre o centro de Xapuri e o bairro Sibéria vai sair do papel ainda este ano, segundo Petrônio. “O governador Gladson deixou bem claro que quer a obra sendo executada neste exercício. Já passamos pela fase de estudos de impacto ambiental e patrimonial, ali é uma área sensível devido à proximidade com a Casa de Chico Mendes, que é tombada pelo Patrimônio Histórico, mas já superamos isso, já conseguimos autorização da Marinha e agora estamos concluindo o projeto para iniciar o processo de licitação”, explicou Petrônio.

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Outra obra de grande impacto para o município é a estrada variante que liga Xapuri à BR-317 cortando projetos de assentamentos rurais onde vivem cerca de 20 mil pessoas. A obra será viabilizada por emenda de R$ 25 milhões destinada pela bancada federal  do Acre por iniciativa do senador Márcio Bittar e do deputado federal Alan Rick.  “Esta obra está em fase final de licitação e esperamos que dentro de um mês tenhamos os contratos e possamos voltar a Xapuri para o governador assinar outra ordem de serviço”, anunciou Petrônio.

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Anel Viário de Brasileia teve projeto aprovado no Dnit em tempo recorde

Antunes disse também que tratam-se de pura politicagem  comentários infundados nas redes sociais dizendo que as obras do Anel Viário de Brasileia não têm projeto e nem dinheiro para serem executadas.  “Nós protocolamos o projeto em dezembro passado, no pico da pandemia,  e trabalhando em home office. Normalmente, o Dnit demora até três anos para aprovar um projeto. Então houve atraso na análise e nas respostas às pendências, mas com menos de nove meses já estamos iniciando a terraplanagem, pois o Dnit está aprovando o projeto por disciplinas, tendo já aprovado a mobilização, o estudo geométrico e a drenagem”, respondeu Petrônio. 

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Outro detalhe que Petrônio faz questão de responder é quanto aos recursos. “Já temos na conta R$ 20 milhões para a execução da primeira etapa da obra, o que está faltando é o restante do orçamento para a segunda etapa, mas já estivemos na sede do Dnit com o deputado Alan Rick e estamos mobilizando uma força-tarefa para que estes recursos já estejam alocados para a segunda etapa “, afirmou.