..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Obras do Anel Viário de Brasileia poderão ser retomadas em breve

Obras do Anel Viário de Brasileia poderão ser retomadas em breve

Em audiência no Ministério dos Transportes (MT), nesta terça-feira, 12, em Brasília, o governador Gladson Cameli recebeu a informação de que, em breve, as obras do Anel Viário de Brasileia e Epitaciolândia poderão ser retomadas. A possibilidade foi garantida ao governador pelo secretário executivo daquele ministério, George Santoro, a quem o governador pediu apoio com este objetivo.

“Precisamos aproveitar o verão no estado para avançar e buscar concluir essas obras tão importantes para a população”, explicou Gladson Cameli, que recebeu de Santoro a seguinte informação: “Estamos aguardando um parecer positivo da Controladoria-Geral da União para esta segunda ou terça-feira, no máximo até o fim dessa semana”.

A medida, explicou, permitirá a continuidade do convênio com o governo do Estado, bem como a retomada dos repasses financeiros e das obras do Anel Viário. “Essa é uma excelente notícia”, comemorou Gladson Cameli, que destacou a importância das obras para a população e para o estado na reunião, que também contou com a presença do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão.

Gov Transportes 2Governador Gladson Cameli e integrantes do Ministério dos Transportes e do Dnit reunidos em Brasília. Foto: Dilma Tavares/Serf

Cameli aproveitou para agradecer o apoio do Ministério dos Transportes e do Dnit para o Acre, a exemplo da recuperação da BR-364, no trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul “que reduziu o tempo de transporte terrestre nesse trecho” e reforçou que todas as ações desenvolvidas pelo governo federal com o Estado “sempre serão publicamente reconhecidas”.

Boas notícias

O governador falou da importância das diversas obras do Ministério dos Transportes e recebeu informações de avanços neste sentido. Santoro e o diretor-geral do Dnit informaram, por exemplo, que, além das obras de recuperação da BR-364 em andamento, já no verão do próximo ano iniciarão as obras de reconstrução da rodovia, no trecho Sena Madureira-Feijó-Rio Liberdade. E ainda, buscam iniciar estudos e licitação do Porto de Cruzeiro do Sul.

O Ministério e o Dnit também estão querendo licitar, ainda este ano, as obras de construção da ponte de Rodrigues Alves e pediram ajuda do governador para conseguir que ela seja retirada da ação civil pública que abrange o trecho Cruzeiro do Sul-Pucallpa (Peru), destacando que a ponte deve atender aos dois municípios.

“Estamos juntos nessa luta e vamos interceder junto aos órgãos envolvidos neste sentido, pela importância dessa obra para as populações locais”, garantiu o governador. Conforme o secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni – também presente ao encontro – com este objetivo o governo deverá solicitar reunião com os ministérios públicos federal e estadual, visando retirar a ponte de Rodrigues Alves do embargo abrangido pelo trecho Cruzeiro-Pucallpa.

Gov Transportes 3Governador e equipe tratam de obras de interesse do Acre no Ministério dos Transportes. Foto Dilma Tavares/Serf

Também participaram da reunião o diretor de Obras Públicas do Ministério, Allan Machado. Do Acre, estavam presentes também o presidente do Deracre, Sócrates Guimarães; a procuradora-geral do Estado, Janete Melo, e o também procurador do Acre, João Paulo Setti.