A jornalista Mirla Miranda (UB) lançará oficialmente sua candidatura hoje, sexta-feira, 19, às 18h30 no espaço AFA Jardim, localizado na rua Silvestre Coelho, no bairro do Bosque. Mirla é jornalista, psicanalista, administradora e com uma bonita e inspiradora trajetória de vida. A agora candidata à Deputada Federal pelo União Brasil (UB) é sinônimo de persistência e fé. É assim desde criança, quando já corria atrás dos seus sonhos. Mirla é natural de Boca do Acre e aos 12 anos conquistou seu primeiro emprego em uma escola de educação infantil na capital acreana. Dali em diante a labuta se tornaria a sua rotina. “Desde que comecei a trabalhar não parei mais”, afirma a agora candidata
Em 1993, ainda adolescente, Mirla estreava na televisão como garota propaganda do extinto Banco do Estado do Acre (BANACRE). Foi o estopim para começar a receber propostas para apresentar programas eleitorais e convites para estrelar comerciais. Mirla se aproveitou das oportunidades e ambientes do ramo para aprender redação publicitária, produção de vídeo e como funciona um programa de rádio. Era uma rotina que a encantava e que despertaria nela uma verdadeira paixão pelo ramo da comunicação.
Mulher de talentos, Mirla também é compositora e até já participou de alguns festivais da canção. Em 2006 ela venceu seu primeiro concurso cultural, realizado na Universidade Federal do Acre (UFAC), com uma música sua – autoral.
Nasce uma comunicadora
Em 2006, Mirla mergulha de vez no jornalismo, quando foi convidada pelo empresário jornalista Roberto Vaz para ser colunista do jornal online “Notícias da Hora”. Foi per essa época, com carisma e com credibilidade já conquistada, que ela protagonizou por três anos como garota propaganda da maior rede de supermercados do Estado, cujo slogan – “orgulho de ser acreano” – virou referência de marca da empresa. “Tudo na minha vida foi muito precoce e intenso. Me lembro que tive que dar uma pausa do trabalho somente no último mês de gravidez do meu filho Miguel, por ordem médica. Eu sou formiguinha, para frente, sabe? Tenho dificuldade de parar de trabalhar. Tô sempre com um projeto novo, com algum sonho para transformar em realidade, algo que possa contribuir para tornar a sociedade um lugar melhor de se viver. Eu só recuo mesmo se for para pegar mais impulso”, confidencia.
Mirla também já foi âncora de um telejornal de uma reconhecida emissora local. Lá trabalhou como apresentadora durante um ano, mas como já tinha acervo na publicidade política – como artigos escritos, jingles e peças musicais – sofreu tanta repressão que findou sendo demitida. “Logo após a demissão, meu irmão Alan Rick e diversos jornalistas naquele período redigiram uma carta aberta contra a perseguição sofrida por mim”, relembra.
Foi esse triste episódio que a compeliu a criar, em 2005, o primeiro programa televisivo de empreendedorismo do Acre – o Acre S/A. À frente do programa por contínuos 12 anos, contribuiu muito com o empreendedorismo local, revelando e apoiando micro, pequenas e grandes empresas no Estado.
Mirla tinha o sonho de conhecer os parques da Disney e em 2013 ela foi com o seu esposo – o arquiteto Hebert Costa. Logo depois dessas férias, durante o seu MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) soube por uma das suas facilitadoras de uma formação com a excelência da Walt Disney Company. Pois bem, em 2017 ela volta à Disney e realiza essa capacitação. Depois dessa formação, em “gestão de excelência” realizada em Orlando, na Flórida, Mirla se dedicou também aos estudos da psicanálise. Hoje, ela é Psicanalistas Integrativa Clínica, com diversas consultas já realizadas. “Quando meu filho nasceu tive uma forte depressão pós-parto. Não entendia aquele sentimento, portanto busquei ajuda. Logo após, tive outras experiencias traumáticas. Foi assim que descobri a psicanálise. Com as sessões de análise identifiquei várias marcas da infância que resultaram no meu estado naquele momento”, atesta.
Novos desafios
É essa afinidade com o meio comunicativo – oriunda do jornalismo e das clínicas como psicanalista – que instiga Mirla a se lançar num novo desafio – o político. Em 2019 a jornalista aceitou um convite para ser porta voz do Governo do Acre, sendo a interlocutora entre a imprensa – local, nacional e internacional – e o governador. Proteger a emoção das crianças e cuidar das mães é um dos focos dos trabalhos que Mirla pretende desenvolver em seu trabalho à frente do seu posto na Câmara Federal. “A UPA infantil é um dos nossos projetos. Com uma UPA com foco na criança e na mãe conseguimos desafogar em 50% o atendimento primário da UPA tradicional. Além disso, ouvindo a população, sentimos a necessidade de criar uma escola onde as mães e os seus filhos possam conviver. Planejamos uma creche para os pequenos, tendo ao mesmo tempo uma estrutura para que as mães possam realizar cursos de qualificação profissional.”
É assim que a Mirla pretende trabalhar, numa gestão que acredita na família e, principalmente, no potencial das mulheres para o desenvolvimento com saúde emocional e econômica para a sociedade. “Metade do mundo é feito por mulheres. A outra metade são os filhos e filhas delas. Veja a importância da figura da mulher-mãe na sociedade”, diz.
E não é por que é nova na política que ela se intimida, não. Mirla entende que política é a ciência da transformação e transformar faz parte da vida dela. “Eu sou Mirla Miranda, candidata a Deputada Federal e me coloco à disposição da sociedade acreana”, encerra a agora candidata.