Em Rio Branco, o presidente ainda irá à inauguração de uma emissora de TV. A agenda dele inclui ainda a presença no Primeiro Encontro Estadual de Pastores e Líderes da “Fé é Cidadania” das Assembleias de Deus no Acre, filiadas à Ceimadac e do Ministério de Madureira
O presidente da República, Jair Bolsonaro, chegou ao Acre no início da tarde desta sexta-feira (18). Ele veio ao estado para participar da cerimônia de entrega de títulos de terra definitivos a produtores rurais de assentamentos e áreas públicas federais no estado. Bolsonaro desembarcou às 13h30 no Aeroporto de Rio Branco.
O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Geraldo José da Camara Ferreira de Melo Filho, garantiu que todos os produtores que estão presentes no local e que foram selecionados vão sair já com os documentos em mãos.
“A partir de hoje [sexta, 18], vocês se tornam proprietários rurais. São 5.768 títulos que serão entregues hoje. Vai ser a entrega de um lote pequeno e, na sequência, os demais já vão sair daqui com o título nas mãos hoje. Queremos dar às famílias condições de viver bem no campo, entregar o título para reconhecer que vocês são os donos das terras”, disse.
Em seu discurso, Bolsonaro ressaltou a importância da regularização fundiária.
“O que vocês fizerem nele [campo] ficará para seus filhos e netos. De imediato ele [terra] valoriza e você fica com mais vontade vai trabalhar nesse pedaço de terra. Hoje vocês conseguem o que seria uma carta de alforria, conseguem a liberdade, hoje não devem favor nem obediência a quem quer que seja para ocupar esse pedaço de terra. Esse pequeno lote é de vocês e vocês ficarão com ele até o último dia de suas vidas. A satisfação de produzir em algo que é seu não tem preço. O sorriso nos olhos dos mais humildes conforta os nossos corações.”
Os documentos vão ser entregues pelo Incra. Além da propriedade da terra, com os títulos em mãos, os produtores vão poder ter acesso ao crédito e políticas públicas para a geração de emprego e renda.
A entrega é uma parceria do Incra com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e pretende ainda dar acesso a crédito, como o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), e demais instituições para assistência técnica rural e capacitação.
Durante o evento, Bolsonaro foi ovacionado por apoiadores, que gritaram algumas vezes “mito”. Do lado de fora, porém, um grupo de manifestantes contrários ao governo está Avenida Ceará, em frente ao prédio onde Bolsonaro compre sua segunda agenda, e grita “fora, Bolsonaro”. A Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC) e o Departamento de Trânsito do Acre (Detran-AC) acompanham os manifestantes e a comitiva de Bolsonaro.
Em Rio Branco, o presidente ainda deve participar com sua comitiva da inauguração de uma emissora de TV. Além disso ele vai participar do Primeiro Encontro Estadual de Pastores e Líderes da “Fé é Cidadania” das Assembleias de Deus no Acre, filiadas à Ceimadac e do Ministério de Madureira.
Homens do Exército e da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC) fazem a sua segurança. Algumas das principais vias da cidade estão parcialmente interditadas para que a comitiva presidencial possa passar.