Em agenda no Juruá a candidata a senadora Nazaré Araújo, do Partido dos Trabalhadores, realiza encontros e participa de entrevistas nesta terça-feira, 16. Externou sua alegria de estar em Cruzeiro do Sul, terra de suas origens, onde nasceu seu pai, José Augusto de Araújo, primeiro governador eleito do Acre.
Nazaré Araújo visitou o tradicional Mercado do Produtor, no centro de Cruzeiro do Sul. Foi recebida com muita alegria pelos produtores e comerciantes do local. Ouviu atentamente as demandas da população e explicou a importância da valorização do produto local para a economia acreana. Essa, inclusive, será uma das suas missões, caso eleita.
Nazaré Araújo também concedeu entrevista à Rádio Integração e à TV Juruá. Aos jornalistas, a candidata ao Senado da República pelo Partido dos Trabalhadores falou sobre suas propostas e ideias para alavancar o cenário econômico do Acre e gerar renda.
Com uma visão muito técnica, Nazaré Araújo, que já foi vice-governadora do Estado, afirma conhecer as necessidades dos municípios do Acre. “No Senado, eu quero valorar o olhar para os municípios, para que a gente possa realmente discutir o que é importante fazer dentro do orçamento destinado ao Município. Por isso, eu fiz questão, nesta visita, de ir até a ponte, olhar para o Rio Juruá e refletir. Estou fazendo agora algo que é de total compromisso com as minhas raízes. O Senado é, sim, um local nobre, porque nele o Acre se torna igual a São Paulo. É a representação das unidades federativas”, destacou.
Durante a entrevista, Nazaré explicou que a Constituição Federal deu competências repartidas, ou seja, já bem definidas à União, Estados e Municípios. “O que eu acho que está muito equivocado dentro do Brasil é que os Municípios ficaram com uma parcela muito grande de execução e, ao mesmo tempo, com o percentual da arrecadação dos tributos brasileiros muito pequenos. Fica sempre dependendo de uma suplementação através de emendas. Isso coloca eles nas mãos dos parlamentares. Acaba que o Município não tem a capacidade de atender as necessidades da população, principalmente a parcela mais isolada”.
Na tarde desta terça-feira, a candidata ao Senado Federal esteve no município de Rodrigues Alves para um bate-papo com as lideranças do partido. Uma conversa de esperança e muitas propostas para um Acre de oportunidades. Diante ao grupo, Nazaré falou sobre o legado deixado pelo pai José Augusto Araújo. “Meu pai concorreu para o governo do Estado com quem tinha criado o Estado. Isso porque o acreano queria se auto afirmar. Não queria mais que alguém de fora falasse como o nosso Acre iria ser. O Acre queria falar como ele próprio seria. Não queremos ser mais do que ninguém, mas temos o conhecimento que também não somos menores do que ninguém”.
Para esta quarta-feira, 17, Nazaré deve se encontrar com o movimento de mulheres negras, participar de mais entrevistas e seguir para Mâncio Lima, onde irá visitar cooperativas e uma produção de café.