..::data e hora::.. 00:00:00

Política

MP investiga suposto dano ao patrimônio histórico em praça de Rio Branco

MP investiga suposto dano ao patrimônio histórico em praça de Rio Branco

Ministério Público do Acre pede que obras da prefeitura da capital sejam paralisadas em até 72h até que a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana envie cópia do projeto

O Ministério Público do Acre (MP-AC) investiga uma denúncia de possível dano ao patrimônio histórico e cultural, em razão de obras executadas pela Prefeitura de Rio Branco na Praça da Revolução, no Centro da cidade.

A investigação será feita por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Habitação e Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural, a partir da última terça-feira (14). O MP pede ainda que as obras sejam paralisadas em até 72h, até que a situação seja esclarecida.

Segundo a declaração, as obras comprometerão as características históricas e culturais do local, inclusive com a retirada da estátua de Plácido de Castro, líder da Revolução Acreana, movimento que anexou o Acre ao Brasil.

O promotor de Justiça, Luis Henrique Rolim, solicitou que a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), no prazo de cinco dias, encaminhe cópia do projeto das obras e informe se elementos históricos e culturais serão descaracterizados.

A Diretoria de Patrimônio Histórico da Fundação Elias Mansour (FEM) informou que também solicitou informações do projeto para a prefeitura de Rio Branco, já que, segundo a FEM, é necessário apresentá-los, uma vez que a praça fica no entorno de prédios tombados como patrimônios históricos do estado, como o Quartel do Comando da Polícia Militar.

À Rede Amazônica Acre, a Secretaria de Comunicação da prefeitura da capital disse que ainda não foram notificados pelo MP sobre as possíveis irregularidades. O g1 entrou em contato com a Seinfra e aguarda retorno.