..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Ministério da Justiça apresenta Projeto Athena às forças especiais de segurança do Acre

Ministério da Justiça apresenta Projeto Athena às forças especiais de segurança do Acre

Na manhã desta terça-feira, 25, as unidades especiais da Polícia Civil (PC/AC) e da Polícia Militar do Acre (PMAC) receberam, no auditório da Direção Geral de Polícia Civil do Acre, visita do representante do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o agente da Polícia Federal, Leonardo Martins, para apresentação do Projeto Athena, voltado para reaparelhamento e nivelamento das unidades especiais das forças de segurança do Acre.

A Secretaria de Operações Integradas (Seopi), órgão vinculado ao MJSP, apresentou o Projeto Athena, cujo objetivo é promover a interoperabilidade entre as unidades de operações especiais policiais das forças de Segurança Pública do país.

Representando a Polícia Civil do Acre, esteve presente ao evento o delegado Pedro Paulo Buzolin, representando o delegado-geral de Polícia Civil, José Henrique Maciel; a  integrante da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da PC/AC, agente Lawrence Moura; e o tenente Campos, representando o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Acre, além de parte do efetivo das unidades especiais.

Os públicos-alvo do projeto foram grupos de operações especiais policiais dos 27 estados da federação, compostos por efetivos com alto desempenho no emprego de táticas, técnicas e procedimentos voltados ao cumprimento de missões que suplantem a capacidade de respostas das unidades territoriais de seus respectivos estados, tendo em vista o surgimento de novos cenários no campo da segurança pública que envolve organizações criminosas ultraviolentas, e, eventualmente, organizações terroristas ultrarradicais, ambas com grande capacidade bélica.

AUDITORIO PCAC 002 webSegunda foto: Efetivos da CORE da Polícia Civil e do BOPE da Polícia Militar recebem instruções para nivelamento de ações no combate a criminalidade. Crédito: Sandro de Brito

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Seopi, busca programar iniciativas que fortaleçam os órgãos de segurança pública do país, inicialmente fomentando capacitações, treinamentos conjuntos e intercâmbios de unidades de Operações Especiais Policiais, dando suporte para que haja melhores condições de operar em diversos cenários de crise de segurança pública, melhorando a capacidade de pronta resposta.

Para o coordenador do projeto, APF Leonardo Martins, o projeto visa dar suporte técnico e financeiro a todas as unidades especiais do país.

“O objetivo do projeto é fortalecer, técnica e operacionalmente, os grupos seletos de operações especiais, superando os desafios de integração e oferecendo as condições necessárias para aquisição de equipamentos de ponta e proporcionando nivelamento de todas as 56 unidades de todo os país”, destacou Martins.

Para o delegado de Polícia Civil do Acre, Pedro Paulo Buzolin, o projeto é uma oportunidade de nivelamento da equipe para enfrentamento à criminalidade no estado.

AUDITORIO PCAC 003 webTerceira foto: CORE da suporte as ações desenvolvidas nas unidades da Polícia Civil da Capital e do Interior. Crédito: Sandro de Brito

“Esse intercâmbio irá proporcionar ao efetivo das polícias do Acre um nivelamento dos agentes e, com isso, trazer maior eficiência na atuação de combate a todos os crimes e, assim, colaborar com a queda nos índices de criminalidade”, finalizou Buzolin.

O Projeto Athena teve início no ano de 2021, sendo programado para ocorrer em quatro fases, que deverão ser concluídas até o ano de 2024. No projeto, o território nacional foi dividido em três macrorregiões, sendo o estado do Acre pertencente à macrorregião Norte do país.