..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Michelle Melo volta a denunciar condições precárias na maternidade Bárbara Heliodora

Michelle Melo volta a denunciar condições precárias na maternidade Bárbara Heliodora

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (26) na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), a deputada Michelle Melo (PDT) voltou a se pronunciar sobre as condições alarmantes da maternidade Bárbara Heliodora. A parlamentar descreveu um cenário de caos e desrespeito aos direitos das gestantes internadas no local.

“Fomos chamados urgentemente, no sábado à noite, pela própria população para fiscalizar a maternidade Bárbara Heliodora. Ao chegar, encontramos um cenário de verdadeiro caos. Havia pelo menos nove mulheres grávidas, internadas em condições lamentáveis, sentadas em poltronas rasgadas ou em cadeiras de plástico,” relatou a deputada.

Michelle Melo destacou a falta de gestão dos leitos como um dos principais problemas. “Sabemos que quando se faz gestão hospitalar e gestão de leitos, há maneiras de controlar as superlotações. Especialmente quando o estado tem contrato com o hospital privado Santa Juliana para dar cobertura à maternidade Bárbara Heliodora. Então, fica a pergunta: o que acontece para que a população não tenha a qualidade de assistência necessária?” Questionou.

A deputada também apontou a gravidade das condições insalubres encontradas. “Vocês imaginam o que é uma esponja de sofá, aberta, dentro de um hospital? É insalubre. Aquilo é contra todas as regras de vigilância hospitalar,” afirmou. Além disso, mencionou casos de pacientes que esperavam há dias por procedimentos médicos. “Havia uma grávida que estava internada há uma semana esperando para fazer um ecocardiograma. E, pasmem, ela está esperando esse exame desde 2019.”

Após a fiscalização, a deputada informou que a situação teve uma resposta rápida das autoridades. “Mandei minha equipe lá hoje e, das nove pessoas internadas na sala de observação, hoje estão três. A senhora que estava internada há uma semana já fez o ecocardiograma. Isso só demonstra que, quando há denúncia, as coisas se resolvem rapidamente,” disse Michelle Melo.

A parlamentar criticou a falta de prioridade do governo na resolução desses problemas de forma contínua e preventiva. “É necessário que a gente esteja diariamente com o povo sofrendo para que a saúde do Acre se mova em prol da população. Só demonstra que não estão dando prioridade ao sofrimento do povo,” lamentou.

Michelle Melo finalizou seu discurso reafirmando seu compromisso com a fiscalização e a melhoria das condições de saúde pública. “Nós não vamos tirar o pé da saúde. Já vimos que, quando denunciamos, as pessoas começam a fazer o que tem que ser feito. A nossa denúncia trouxe, pelo menos, para aquela mulher que estava internada uma semana, o seu ecocardiograma. E, para mim, isso já valeu a pena.”