Durante a sessão desta quarta-feira (4) na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), a deputada estadual Michelle Melo (PDT) fez um apelo em defesa de mais de 200 servidores da saúde que estão sendo exonerados após atuarem de forma provisória desde o período da pandemia. A parlamentar relatou ter se reunido com parte desses profissionais e demonstrou preocupação com a forma abrupta como os desligamentos estão sendo conduzidos.
“Venho a esta tribuna hoje para falar de uma pauta que tem me emocionado bastante. Me reuni com algumas pessoas que estão trabalhando na saúde com contratos provisórios desde a pandemia e que, por questões administrativas, tiveram seus contratos revogados. Estão sendo exonerados de forma muito abrupta”, declarou Michelle.
A deputada afirmou que já busca diálogo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, na tentativa de construir soluções que garantam os direitos dos servidores e a continuidade dos serviços prestados à população. Segundo ela, é compreensível que a gestão pública busque estruturar a carreira dos servidores por meio de concursos, mas defendeu que isso seja feito com responsabilidade.
“Entendemos que a secretaria deve pleitear a efetivação dos servidores por meio de concursos, de carreiras. Mas não podemos simplesmente colocá-los na rua sem um planejamento”, alertou.
A pedetista também informou que procurou o Ministério Público do Estado para solicitar a mediação junto ao governo, com o objetivo de estabelecer um plano de transição. “Esses servidores são experientes, já conhecem a rede, e nós precisamos garantir a continuidade do bom serviço prestado à população”, completou.