Na sessão desta terça-feira, 2, a deputada Michelle Melo, do PDT, abordou questões cruciais para a população do Acre, destacando o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e a necessidade de atenção à educação especial.
Com um tom incisivo, a parlamentar ressaltou a importância de cuidar dos familiares das pessoas com autismo, enfatizando a realização de uma ação de saúde para esse público. “Cuidar de quem cuida tanto e dizer a todos os familiares, todos aqueles que trabalham com essa pauta do autismo, que nós estamos juntos”, declarou.
A pedetista também levantou preocupações sobre a educação especial, apontando para a falta de mediadores e professores suficientes na rede estadual. “Todos os dias nós recebemos demandas, tanto do município quanto do estado, de que não há mediadores suficientes, não há professores de educação especial suficientes”, ressaltou.
A deputada fez um apelo à Secretaria de Educação para fornecer relatórios sobre a situação da educação especial e solicitou um amplo debate sobre o tema em todas as esferas do Acre. “Quero dizer para vocês que nós estamos solicitando da Secretaria de Educação que nos mande o relatório de como está a questão da educação especial”, afirmou.
Além disso, Michelle Melo destacou a audiência pública realizada pelo deputado Arlenilson Cunha sobre segurança pública. Ela apontou falhas no sistema prisional e condições precárias de trabalho para os servidores da segurança. “Muitas coisas não dependem da lei de responsabilidade fiscal, dependem do cuidado do governo com a segurança pública”, alertou.
Ao final, Michelle Melo questionou qual seria o tema principal da ação do governo do estado do Acre em 2024, levantando dúvidas sobre o foco da gestão. “Qual é o tema principal da ação desse governo, desse mandato em 2024? Em 2023 nós vimos que foi centrado em suposto esquema de corrupção”, indagou.