Em meio à grande expectativa do meio político em geral, o Acre passa a contar a partir desta quarta-feira(6),com uma nova senadora. Trata-se da ex-deputada Maria das Vitórias, que assumiu, por 4 meses ,a vaga do senador licenciado Sérgio Petecão. “Esta Casa ganha, e ganha muito com a chegada de Maria das Vitórias”, disse, em seu breve discurso, o senador licenciado Sérgio Petecão.
Numa cerimônia bastante prestigiada, Maria das Vitórias disse que assume com uma grande responsabilidade “principalmente por substituir Sérgio Petecão, um senador muito atuante”. A nova senadora falou que , durante seu breve mandato, pretende se esforçar na busca de recursos para o Estado,” principalmente para a região do Juruá. Temos a questão da BR 364 , o isolamento que vivemos e desejo ainda trabalhar naquilo que sempre me dediquei, que são as questões sociais do Estado.”
Histórico
Nascida em Acari(RN),Maria das Vitórias Soares de Medeiros chegou em Cruzeiro do Sul onde foi uma das fundadoras da Emater(Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). Casou-se com o agrônomo João Tota (já falecido), que veio a ser um dos prefeitos mais atuantes de Cruzeiro do Sul e detentor de 4 mandatos de deputado federal. Junto com o marido, tornou-se uma sólida liderança no Juruá ,num trabalho reconhecido pela população que a levou a 3 mandatos na Aleac (Assembleia Legislativa do Acre)onde foi constituinte e chegou ao posto de 1° secretária.
Seu conhecimento dos problemas do Estado e reconhecida articulação política rendeu ainda os cargos de secretária de Estado da Agricultura, Indústria Comércio e Turismo, presidente da Codisacre e secretária municipal de Assistência Social de Cruzeiro do Sul. Licenciada em Serviço Social, Maria das Vitórias realiza ainda um trabalho voluntário em Cruzeiro do Sul(é presidente do Conselho da Pessoa Idosa e ainda atua na Fazenda Esperança Feminina).
Trabalho
Em princípio, a nova senadora deve atuar nas comissões de Educação, Constituição e Justiça(CCJ), Agricultura e Reforma Agrária e Assuntos Sociais. ”Espero desenvolver um bom trabalho nesta Casa, Quero ajudar a construir um país melhor, um país mais justo ”,finalizou Maria das Vitórias que fez ainda questão de lembrar que, “a política não deve ser a arte de dominar, mas a arte de fazer justiça”.