..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Marcus Alexandre vai estabelecer parcerias com igrejas e instituições que fazem trabalhos sociais em Rio Branco

Marcus Alexandre vai estabelecer parcerias com igrejas e instituições que fazem trabalhos sociais em Rio Branco

O candidato a prefeito pela Coligação Bora Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), destacou em seu Plano de Governo que, se eleito, vai estabelecer parcerias com igrejas e instituições que fazem trabalho social, como forma de garantir proteção social as pessoas em situação de vulnerabilidade como idosos, população de rua, crianças, migrantes, entre outras.

Entre suas propostas, Marcus Alexandre planeja fazer convênios com igrejas e casas terapêuticas, e ampliar o atendimento do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) para os dois distritos da cidade. A ampliação do Centro POP visa dar respostas ao aumento expressivo da população em situação de rua, causado pelo enfraquecimento das políticas de proteção social nos últimos anos.

marcus 002

Segundo o candidato, a assistência social e a garantia de direitos na cidade sofreram graves retrocessos. Dados do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania revelam que, em 2023, Rio Branco registrou 2.294 novos casos de violações de direitos humanos, um aumento de 62,5% em comparação com o ano anterior.

Além de iniciativas de acolhimento para pessoas em situação de rua, o Plano de Governo de Marcus Alexandre é Marfisa Galvão inclui o fortalecimento das políticas de segurança alimentar, com a reestruturação e ampliação do Restaurante Popular, cozinhas comunitárias e Banco de Alimentos. Ele também propõe reforçar os conselhos de direitos e implementar uma política municipal de proteção às pessoas com deficiência.

O candidato ressalta que vai reestruturar os CRAS, que são os Centros de Referência de Assistência Social, que foram tirados dos bairros. “Levaram os CRAS para longe das pessoas, como foi o caso do CRAS do São Francisco que levaram pro Aviário, isso tá errado, os CRAS precisam estar perto de onde as pessoas moram, as pessoas mais humildes precisam muitos dos serviços dos CRAS, nós vamos reestruturar esse serviço e dar toda atenção à assistência social aos que mais precisam”, disse Marcus Alexandre.