O candidato a prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre (MDB) passou o domingo em agendas na área rural, acompanhado pelo candidato a vereador pelo MDB, Eber Machado
Os compromissos começaram pelo Ramal do Tratorista, na Vila Manoel Marques, quilômetro 14 da Estrada AC 90, Transacreana. De lá, o emedebista seguiu para a Reserva Extrativista Chico Mendes, distante 74 quilômetros da cidade, onde foi recebido pela comunidade do Ramal Berimbelo, na colocação Buenos Aires.
Na parte da tarde, ainda na Reserva Extrativista Chico Mendes, Marcus Alexandre teve encontro com moradores do Ramal do Brandão.
Em todas as comunidades, o candidato ouviu atentamente as reivindicações dos moradores e se comprometeu a trabalhar para resolver o problema dos ramais, de pontes e bueiros, garantindo a trafegabilidade de inverno a verão.
Entre os compromisso firmados com as comunidades, está a criação da Sede da Prefeitura na Estrada Transacreana, com pessoal e equipamentos permanentes para manutenção de ramais, apoio à produção, assistência técnica e social, e também a criação do Departamento Municipal de Manutenção de Ramais, Pontes e Bueiros.
“Nosso maior compromisso é instalar definitivamente um espaço da Prefeitura na Transacreana, que estamos chamando de Subprefeitura, mais ou menos pelo quilômetro 50, onde a gestão vai adquirir um terreno, construir galpões e deixar permanentemente equipamentos para a manutenção de ramais com patrulhas e equipamentos de apoio à produção, grade aradora, escavadeira para fazer tanques, açudes, vamos deixar também equipamentos para a destoca, para isso, vamos mandar uma lei para a Câmara para criar a Prefeitura na Transacreana, lotar servidores lá, esse é um grande compromisso que estamos assumindo e será uma das nossas prioridades”, disse o candidato.
Marcus Alexandre anunciou ainda outra proposta que está prevista em seu Plano de Governo para a área da produção, que deve ajudar os agricultores da Transacreana.
“Outro grande projeto nosso para a produção é instituir no município um Calendário Agrícola para que o ano todo a Prefeitura tenha condição de apoiar os agricultores, seja da psicultura, do milho, da mandioca, seja o agronegócio, o pessoal que trabalha com hortaliças, hortifruti, todo o trabalho de agricultura e do agronegócio na Transacreana terá o nosso apoio”, explicou.
Uma das demandas prioritárias dos moradores da Transacreana é na área de saúde, ao longo de toda a estrada, só existem duas unidades de saúde, uma delas, construída por Marcus Alexandre quando foi prefeito de Rio Branco.
“Outro compromisso é transformar aquela unidade de saúde que construímos lá na Vila Verde, em URAP para ampliar e melhorar os atendimentos de saúde na localidade, além disso, vamos construir uma unidade de saúde no quilômetro 100 da Transacreana, para a comunidade não precisar sair de tão longe para ter atendimento, com esse compromisso a Transacreana terá três unidades de saúde”, finalizou.