Durante sessão ordinária desta quarta-feira (26) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Manoel Moraes (Progressistas), líder do governo na Casa, abordou em seu discurso questões sobre a seca do Rio Acre a saúde pública, além de destacar um aumento salarial significativo para os funcionários públicos.
Moraes iniciou seu discurso destacando o compromisso do governo em prorrogar o decreto relacionado à seca no Acre, enfatizando a necessidade de preparação e ação rápidas, assim como também a convocação de novos bombeiros. “Nós temos o compromisso, eu, Pedro Longo e o governo, de fazer o decreto da prorrogação do concurso do Corpo de Bombeiros. Estamos totalmente a favor, mesmo porque com essa situação da seca no Acre, vai precisar muito. Temos de estar preparados e convocar essas pessoas dentro da lei,” afirmou o deputado, mostrando preocupação com as condições fiscais e a necessidade de medidas efetivas para enfrentar a crise.
O parlamentar também respondeu às críticas sobre a situação da maternidade Bárbara Heliodora, reconhecendo os problemas relatados pela deputada Michelle Melo, mas defendendo o trabalho árduo e os avanços realizados pelo governo na área da saúde. “Temos, graças a Deus, um secretário muito competente e compromissado gerindo essa pasta. A nova maternidade será uma das melhores aqui do Norte e vai poder receber as mulheres do Acre com qualidade,” disse.
Moraes também anunciou o aumento salarial de 5,08% para os funcionários públicos do Estado, beneficiando 53 mil servidores. “Hoje é um dia de alegria para nós. Os servidores públicos começam a receber esse aumento. Para alguns é pouco, mas qual estado do Brasil está dando maior? É acima da inflação. O valor desse acréscimo fica de perto de R$ 18 milhões”, destacou o deputado, ressaltando a importância do aumento em meio à crise econômica.
Além disso, Moraes comentou sobre uma reunião realizada na Casa Civil, onde foi discutida a situação dos professores com representantes da Secretaria da Fazenda e outras autoridades. “Nós temos o maior respeito por todos os educadores. O piso salarial hoje é de mais de cinco mil reais, e isso mostra o compromisso do governo com a valorização da categoria,” afirmou.
O deputado relembrou os desafios enfrentados no passado, quando salários eram baixos e atrasos frequentes. “Naquele tempo, atrasava seis meses, oito meses, o professor não recebia, o salário era pouco. Hoje, estamos com 70 meses sem um dia de atraso. O governo tem mostrado grande responsabilidade fiscal,” pontuou.
Moraes também elogiou o trabalho da Polícia Civil do Acre, destacando a prisão do assassino de seu sobrinho, encontrado na Paraíba, como resultado de uma investigação eficaz. “Parabenizo toda a Polícia Civil acreana pelo trabalho investigatório que fazem. A justiça tem de ser feita,” disse, enfatizando a importância do reforço na segurança pública e a necessidade de novos concursos para a Polícia Civil.
Ao encerrar seu discurso, o deputado reiterou a responsabilidade fiscal do governo e a busca contínua por recursos para melhorar as condições de vida dos acreanos. “Hoje, o governador Gladson Cameli está no exterior buscando recursos, porque queremos a floresta preservada e precisamos de ajuda. Temos condições de dobrar, triplicar a produção agrícola sem desmatar um metro de floresta, graças ao uso responsável do solo,” concluiu Moraes, destacando os esforços contínuos do governo para garantir o desenvolvimento sustentável do Estado.