No comando da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil ) a pouco mais de um ano, o ex-governador do Acre e senador da República, Jorge Viana, reconhecido por fazer grandes obras em suas gestões, agora coordena o projeto de construção da sede própria da instituição, que hoje funciona em prédio alugado.
Viana diz que a sede própria da ApexBrasil será um prédio conceito em Brasília e que a obra tem previsão de entrega no início de 2025.
“Por onde passo, tento dar a minha contribuição e deixar um legado importante que vai ficar por gerações, foi assim no governo do Acre quando construímos as estradas vicinais, pontes, prédios públicos, praças e parques, aeroportos, escolas, hospitais, entre outras coisas. A nova sede da Apex terá 17 mil metros quadrados de área construída, um prédio conceito em Brasília, que vai oferecer melhores condições de trabalho para os servidores e também para as pessoas que precisam da instituição, além da economia de sair do aluguel”, disse Viana.
Criada em 2003 pelo presidente Lula, a ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Em 2023, às exportações brasileiras alcançaram valor recorde US$339,7 bilhões, valor 61% maior que em 2022. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Brasil atingiu de janeiro de 2023 a fevereiro de 2024, o recorde de 94 abertura de novos mercados de agronegócio.