Durante a sessão virtual da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizada na manhã desta terça-feira (12), o deputado Jenilson Leite (PSB) apresentou Indicações solicitando ao governo a contratação de profissionais para atuarem na Saúde durante o período de pandemia do coronavírus.
Dentre as indicações, o parlamentar pede a contratação de enfermeiros, agentes administrativos, médicos, pessoal de apoio para o RH e técnicos em enfermagem para unidades hospitalares de todo o Estado. Ele também solicitou que o executivo faça parceria com hospitais particulares, mantendo a disponibilidade mínima de 30% dos seus leitos.
“Encaminhamos essas indicações visando aperfeiçoar os esforços em atender as demandas solicitadas pelos servidores da Saúde nesse período de pandemia, consequentemente, viabilizando o melhor atendimento à população”, justificou o deputado.
Jenilson Leite falou também que o Sistema de Saúde do Acre não tem oferecido condições adequadas de trabalho aos servidores, e destacou o manifesto feito por profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2° Distrito.
“O número de profissionais da Saúde que já foram infectados pelo coronavírus é muito grande, sem contar os que perderam suas vidas devido à doença. O governo precisa enviar mais insumos, principalmente, para a UPA do 2° Distrito, que é o hospital referência para atendimento da Covid-19”, pediu.
Jenilson lembrou também que, atualmente, na UPA, são 30 pacientes para somente três técnicos em enfermagem. Ele voltou a afirmar que além de todos esses problemas, o governo querer que o PL que cria o Instituto de Gestão em Saúde do Acre (Igesac) seja votado agora é criar tumulto na vida daqueles que estão na linha de frente do combate à pandemia.