Durante sessão virtual desta quarta-feira (22), o deputado Jenilson Leite (PSB) questionou o governo sobre o que de fato está sendo feito para minimizar os impactos da pandemia no Estado. O parlamentar disse que após um mês e uma semana de isolamento social dos acreanos, ainda não há preparo básico para o enfrentamento à Covid-19.
“Hoje completa um mês e uma semana que os acreanos estão em isolamento social. Agora a população precisa saber o que de fato tem sido feito para enfrentar essa pandemia. Qual a condição de atendimento à população? É pra isso que o governo propõe esse isolamento, para haver tempo de preparação. Mas as constatações que temos tido é que o Acre não está preparado sequer com o básico para um aumento expressivo de casos. O que temos até o momento não guarda capacidade de atendimento a uma grande quantidade de casos que têm sido diagnosticados”, alertou.
O parlamentar também falou sobre o aumento no número de servidores da Saúde diagnosticados com Covid-19. Ele indaga sobre quantos leitos ainda estão à disposição, caso a quantidade de doentes aumente. Também sobre a inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que está sendo montada no Instituto de Traumatologia do Acre (INTO).
“Vários servidores do Pronto Socorro já foram diagnosticados com Covid-19. Hoje sabemos que lá resta apenas um leito de UTI vago. E os demais que foram prometidos? E os leitos do INTO? Já estão falando que os outros que viriam para cá, foram destinados para Manaus. Então o que o governo pretende fazer? Indagou.