..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Imprensa nacional coloca Socorro Neri na interlocução de temas educacionais

Imprensa nacional coloca Socorro Neri na interlocução de temas educacionais

Menos de vinte dias após assumir o mandato na Câmara Federal, a professora Socorro Nery, ex-prefeita da capital acreana, já se tornou referência para a mídia nacional quando o assunto vem a ser a educação. Partindo desse princípio, foi convidada e participou do programa Palavra Aberta, da TV Câmara no último dia 17, quando d defendeu a escola pública como meio de transformação social. Socorro Neri disse que esta será a sua principal bandeira no desenrolar de seu mandato na Câmara dos Deputados.

Tomando como parâmetro sua história de vida, Socorro sublinhou a importância dos estudos na formação cidadã: “Como digo sempre, sou fruto da escola pública. Por isso que a escola pública é a minha grande bandeira a vida inteira, é o que me move. Eu saí de um seringal chamado São Luís, no Rio Tarauacá, e se hoje estou aqui, foi fruto da escola pública, que me acolheu, que me deu as ferramentas. A escola pública é o grande instrumento de transformação social e essa será a minha grande bandeira na Câmara dos Deputados”, disse a parlamentar.

Ainda de acordo com a deputada progressista, ela vai atuar com responsabilidade nas discussões dos temas debatidos na Casa Legislativa. “Essa é a primeira experiência no Legislativo e tem se constituído para mim num grande desafio. Estou assumindo, como assumi em todas as situações, como que eu digo sempre que o que me move é a ética da responsabilidade, do buscar dar conta, do fazer o melhor possível daquilo que estiver ao meu alcance. E da mesma forma vai ser aqui”, completou.

Outra ação de trabalho desenvolvida por Neri é a construção da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Transição Climática, pauta que foi fruto de sua primeira proposta no parlamento quando requereu o registro para a criação de uma frente em defesa da transição climática justa, que tem como objetivo garantir que a pauta ambiental do país esteja articulada com a agenda socioeconômica. A citada discussão, no olhar de Neri, coloca as pessoas como prioridade, trazendo à mesa do debate nacional os assuntos que envolvam o clima.

“Estamos caminhando para o grande consenso de que as mudanças climáticas têm impactado fortemente nas economias e, sobretudo, nas condições de vida dos mais vulneráveis e a gente observa sempre nestes eventos climáticos, que são os mais pobres os mais atingidos”, pontuou.

Na citada entrevista, que teve o jornalista Fernando Gomes como inquiridor, Socorro Neri disse que, no campo político, é preciso “deixar de lado o que é superficial, o que não agrega, o que é estéril e não constrói e olhar de fato para os problemas nacionais e buscar soluções”.