Durante a reunião da bancada do Acre com o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Juliano Alcântara Norman, realizada nesta terça-feira (17), a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) defendeu, mais uma vez, o direito do passageiro de despachar uma bagagem gratuitamente nos voos nacionais.
O despacho de uma bagagem, sem ônus para o passageiro, foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro na Medida Provisória 863/19. A Anac defendeu na reunião que os deputados do Acre mantenham o veto do presidente, o que, segundo a agência, facilitaria a abertura de mercado para companhias estrangeiras de baixo custo que esperam para operar no Brasil.
Perpétua, no entanto, afirmou que a Anac está enganando a população e deixando as empresas fazerem o que elas querem. “O Congresso já votou e já autorizou a abertura do mercado. Esse pedido da Anac é fora de qualquer possibilidade, pois eles pedem que a bancada vote contra o povo, a favor da cobrança de bagagem. Até hoje, a tão prometida redução dos preços das passagens, com a cobrança das bagagens, não aconteceu. E então a Anac volta aqui com uma nova promessa?” questiona a deputada acreana.
Segundo Perpétua, a população brasileira está pagando ainda mais caro pelas passagens aéreas. “O que estamos vendo nos aeroportos é uma verdadeira humilhação. Passageiros, muitas vezes humildes, impedidos de embarcar com seus pertences. As cobranças são cada vez mais abusivas e os preços sempre altos. Não podemos cair nesse conto mais uma vez. Já demos tempo suficiente para que as companhias fizessem o que era esperado, mas nada aconteceu. Precisamos devolver o direito à população de viajar com suas bagagens”, ressaltou a deputada acreana.