O Governo do Estado, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre ), entregou nesta terça-feira (13) seis caixas d’água para a Prefeitura do Município do Bujari. Ao mesmo tempo, entregou um caminhão pipa de 16 mil litros de capacidade. Ambas as ações integram o esforço da gestão Gladson Cameli para abastecer os residentes na cidade do Bujari e na sua zona rural, segundo o presidente do Saneacre, José Bestene.
“As caixas d’água e os caminhões pipa fazem parte da estratégia adotada pelo programa Juntos pelo Acre, executada pelo Governo para enfrentamento da crise hídrica que já se aproxima com intensidade reduzindo a capacidade de nossos mananciais para captação de água bruta para tratamento e distribuição”, comentou Bestene, lembrando que, ao todo, o Estado disponibilizará 50 caixas de cinco mil litros e 11 carros pipas às comunidades rurais e indígenas do Estado.
De acordo com Bestene, a estratégia foi construída através de um conselho nomeado pelo governador Gladson Cameli para debater e estabelecer as diretrizes do governo até a chegada do inverno com a volta das chuvas e da normalidade no abastecimento.
“Hoje estamos no Bujari, junto com a prefeitura, efetuando uma de nossas primeiras ações planejadas para todos os 22 municípios do Estado”, ressaltou Bestene, lembrando que o Bujari foi uma das cidades mais atingidas pela estiagem prolongadas em 2022 e também uma das primeiras a encontrar uma solução para o problema.
Bestene explicou que o problema do Bujari foi solucionado pelos engenheiros do Saneacre através da elevação e reforço da barragem do açude de captação e da limpeza de seu leito. “Antes deste nosso trabalho o abastecimento era tão problemático que a população chegava a fechar a BR-364 em protesto pela falta d’água”, lembrou Bestene.
De acordo com o presidente do Saneacre, a equipe de engenharia também realizou obras para ampliação da capacidade da captação em Epitaciolândia reutilizando a água que era desperdiçada para a lavagem da Estação de Tratamento, economizando quase um milhão de litros.
Obras de prevenção à seca também foram executadas em Feijó, onde houve uma expansão da rede de distribuição e em Cruzeiro do Sul, onde o Saneacre se concentrou na limpeza dos mananciais com a retirada das algas e vegetações para melhorar a qualidade da água.
“Enfim, nossas ações estão sendo executadas em todos os municípios, inclusive em Rio Branco onde o serviço de água e esgoto é de responsabilidade da Prefeitura. Na capital, nós concluímos a nova ETE Redenção, que amplia a capacidade de tratamento e distribuição para outras 40 mil famílias”, concluiu Bestene.