..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Governo do Acre e federações apresentam programa de incentivo à geração de emprego e desenvolvimento econômico do Acre

Governo do Acre e federações apresentam programa de incentivo à geração de emprego e desenvolvimento econômico do Acre

O governo do Estado e as federações do Comércio, Indústria e Agricultura apresentaram, nesta sexta-feira, 24, a proposta de criação do Programa Colaborativo para o Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Trabalho e Renda (PCDEC). A reunião foi realizada no Palácio Rio Branco e contou com a participação do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza Assis.

O principal objetivo da iniciativa é estabelecer uma agenda de ações integradas entre o Estado e o setor produtivo local, por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Acre (CDE-AC), visando estimular a economia por meio da geração de novos postos de trabalho. Além disso, o programa prevê o desenvolvimento de um plano estratégico voltado ao fortalecimento do ambiente de negócios no Acre.

Durante o encontro, o governador Gladson Cameli defendeu a união entre o poder público e o setor privado como fundamental para transformar a atual realidade econômica do estado, e confirmou ainda que não medirá esforços para viabilizar políticas públicas voltadas à criação de empregos.

“O grande desafio desta nova gestão será a geração de emprego e renda para o nosso povo. Com o apoio das federações e associações, que representam a iniciativa privada, vamos alcançar nossos objetivos. O Acre tem pressa para crescer e não vamos perder um dia sequer”, afirmou o governante.

De acordo com o secretário da Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo, Assurbanipal Mesquita, o programa será tratado com prioridade para que as metas estabelecidas possam ser cumpridas. “A partir de agora, vamos criar um grupo de trabalho e consolidar as principais pautas apresentadas na reunião. Vamos em busca de captar recursos para elaboração de projetos, para que as ações sejam executadas”, explicou.

governo federacoes 002 webGovernador Gladson Cameli enfatizou que a geração de emprego e renda será prioridade nesta nova gestão. Foto: Diego Gurgel/Secom

Na oportunidade, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), José Adriano Silva, apresentou as principais demandas da Agenda Acre 2032. A proposta sugere investimentos públicos nos próximos dez anos, em infraestrutura, manutenção e reconstrução de rodovias, construção de novos parques industriais e locais de armazenagem de grãos, alfandegamento de aeroportos e ampliação das áreas de Livre Comércio, entre outras demandas.

“Estas são questões emergenciais que precisam ser superadas o quanto antes. Além do governo do Estado, vamos procurar a bancada federal e as prefeituras para que possamos dar uma esperança à sociedade acreana quanto à geração de emprego e renda”, comentou.

A reunião contou com a presença do secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni; do secretário de Governo, Alysson Bestene; do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio), Leandro Domingos; do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), Assuero Doca Veronez; do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Acre (Federacre), Rubenir Guerra; do presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), Marcello Moura; e do superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Marcos Lameira.